Concebido como um espaço dinâmico e em permanente expansão, o Museu Virtual de Instrumentos Musicais -MVIM dedica-se à preservação da memória dos instrumentos musicais, fontes fundamentais para o entendimento da História da Música. Recentemente, o espaço virtual ganhou a publicação do livro “Museu Virtual de Instrumentos Musicais: Espaço de Convergência de Acervos”, de Adriana Ballesté, Álea de Almeida e Ana Cristina Valentino. O livro registra a trajetória de um trabalho longo de pesquisa, que começou em 2011 e que edifica o Museu Virtual de Instrumentos Musicais.
O Museu Virtual de Instrumentos Musicais (MVIM) reúne no espaço virtual acervos de instrumentos musicais de instituições brasileiras com o intuito de apresentá-los e divulgá-los de maneira dinâmica e inovadora, enfatizando os aspectos educativos, transformando-se, dessa forma, num espaço de convergência de acervos e de conhecimento.
Inaugurado em dezembro de 2014, o MVIM foi criado pelo Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia (IBICT) com financiamento da Fundação Carlos Chagas Filho de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio de Janeiro (FAPERJ).
Hoje, o MVIM conta com o acervo de instrumentos musicais do Museu Instrumental Delgado de Carvalho (Escola de Música da Universidade Federal do Rio de Janeiro), do Museu Villa-Lobos, do Instituto Moreira Salles e do Museum Geelvinck (do Reino dos Países Baixos).
No processo de inclusão, os acervos disponíveis são fotografados, filmados, registrados em áudio, catalogados, inseridos no catálogo online do MVIM e, se necessário, restaurados.
Além do catálogo de instrumentos musicais, o MVIM inclui seções informativas apresentadas em textos, imagens e vídeos, que estão sendo sempre renovadas.
Assista a um dos concertos disponíveis no MVIM:
Assine as notícias da Guatá e receba atualizações diárias.