Aparelho mede informações como temperatura, umidade do ar, radiação ultravioleta e nível de dióxido de carbono. Do H2Foz / Por Guilherme Wojciechowski Um equipamento peculiar, instalado em frente ao hotel Mabu, atraiu os olhares dos participantes das reuniões do G20 em Foz do Iguaçu. Trata-se do Solmáforo, desenvolvido pelo Itaipu Parquetec, em parceria com Itaipu […]
Do H2Foz / Por Guilherme Wojciechowski Um equipamento peculiar, instalado em frente ao hotel Mabu, atraiu os olhares dos participantes das reuniões do G20 em Foz do Iguaçu. Trata-se do Solmáforo, desenvolvido pelo Itaipu Parquetec, em parceria com Itaipu Binacional.
O equipamento tem como objetivo mostrar, de forma didática, informações como temperatura, umidade relativa do ar, índices de radiação ultravioleta e níveis de dióxido de carbono, alertando sobre situações de eventuais perigos.
A comunicação visual é feita de forma simples, com a luz verde indicando boas condições, a luz amarela trazendo alertas moderados e a luz vermelha apontando para a necessidade de atenção a fatores como temperaturas extremas, baixa umidade ou altos índices de poluentes.
Além do Solmáforo, o Itaipu Parquetec apresentou também um totem interativo, localizado na área de convivência das reuniões do grupo Clean Energy Ministerial, focado em energias limpas.
Totem instalado pelo Itaipu Parquetec na área interna das reuniões. – Foto: Kiko Sierich/Itaipu Parquetec
O totem trouxe informações sobre os projetos desenvolvidos pelo Itaipu Parquetec em áreas como hidrogênio sustentável, biogás, microrredes e segurança cibernética para infraestruturas críticas, sendo bastante procurado pelos participantes do evento.
Guatá significa caminhar na língua guarani. E nos nomeamos assim porque é este o verbo mais apropriado para distinguir o esforço humano na procura de conhecer a força das próprias pernas conjugada ao equilíbrio de tatear o tempo e o espaço.
Assine as notícias da Guatá e receba atualizações diárias.