A oficina, gratuita, acontece no dia 04 de outubro, das 14h30 às 17h30, no Sesc Foz do Iguaçu. Pessoas interessadas podem efetuar pré-inscrição, via on-line. São 15 vagas, direcionadas ao público em geral. Os trabalhos serão ministrados pelo professor e escritor Gastón Cosentino. A ação compõe a programação da 42ª Semana Literária Sesc & Feira do Livro, que tem como tema central “Ler para mudar histórias”.
A oficina é inspirada no trabalho do mexicano Ulises Carrión, e das experiências dos argentinos Carlos Ríos [Oficina perambulante], Eric Schierloh [Barba de Abejas] e da francesa Marie Audran [La Liebre Dorada] . A busca é desautomatizar as práticas de ler/escrever/fazer textos e livros para imaginar coletivamente novas redes de invenção artística, através da experimentação, leitura, escrita, tradução e edição de obras utilizando a imaginação e a criatividade, experimentando com objetos de uso cotidiano, sem a necessidade de ferramentas caras.
Gastón Cosentino é professor da Unila, formado em Letras; argentino residente no Brasil há mais de 10 anos. Escreve ensaios e microficções, faz música, e pinta sobre materiais reciclados. Coordena o “Projeto Paqueletra [palavra que leva e traz] / Leituras, escritas, traduções e edições coletivas” e o Projeto de pesquisa [fop2]: “fazer outras as palavras próprias/fazer próprias as palavras outras”. Colaborador no Laboratório de Tradução da Unila.
A participação é gratuita e livre para todas as idades. Recomenda-se chegar ao local com antecedência. Para turmas escolares, é necessário realizar o agendamento na unidade Sesc. Mais informações pelo telefone: (45) 3576.1300.
Assine as notícias da Guatá e receba atualizações diárias.