A doutora Cristina Cristóvão Ribeiro, vencedora do prêmio Jabuti Acadêmico com livro relacionado com a vida de idosos – Foto: acervo pessoal
Cristina Cristóvão Ribeiro ganhou o prêmio Jabuti Acadêmico. Ela é organizadora do livro Propósito de Vida da Pessoa Idosa, publicado pela Summus Editorial. A obra reúne textos de profissionais de distintas especialidades no trato de pessoas idosas. Nesta terça (5), ela foi agraciada com o prêmio, na categoria Ciência e Cultura. A cerimônia de entrega foi realizada no Teatro Sérgio Cardoso, em São Paulo, reunindo autores, editores e representantes das principais instituições científicas e acadêmicas do país.
A ideia do livro, segundo a doutora Cristina Ribeiro, surgiu após defender tese de doutorado na área de gerontologia. “Propósito de Vida da Pessoa Idosa”, reúne 14 textos. Neles, autores convidados discutem o aumento da longevidade, especialmente no Brasil, e suas implicações. Também discorrem sobre a velhice e a premissa de que o propósito de vida é um componente fundamental de um envelhecimento ativo e saudável.
Fisioterapeuta formada há 22 anos, Cristina Cristóvão Ribeiro é Doutora em Gerontologia pela Unicamp. Professora há 18 anos, é pesquisadora e autora de livros, capítulos e artigos científicos. É pesquisadora convidada da Universidade de Minho, em Braga, Portugal.
Criado pela Câmara Brasileira do Livro (CBL), com apoio da Academia Brasileira de Ciências (ABC) e da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC), o Prêmio Jabuti Acadêmico tem o objetivo de valorizar as produções acadêmicas, científicas e profissionais do Brasil.
Assine as notícias da Guatá e receba atualizações diárias.