O EXEXEX Festival fica à disposição do público até o final de agosto. O EXEXEX Festival de vídeo experimental foi aberto no último dia de julho e se estenderá até 29 de agost. Com parceria do CinePasseio e da Fundação Cultural de Curitiba, o evento promove reflexões sobre as novas articulações do vídeo. Formas de […]
O EXEXEX Festival de vídeo experimental foi aberto no último dia de julho e se estenderá até 29 de agost. Com parceria do CinePasseio e da Fundação Cultural de Curitiba, o evento promove reflexões sobre as novas articulações do vídeo. Formas de espacialidade, exibição de vídeos como forma de arte e as mais recentes modalidades de comercialização de obras audiovisuais estão na pauta do evento.
O Festival tem curadoria de Aricia Machado, artista visual e professora, Flávio Carvalho, artista media art, curador da Bienal de Curitiba, pesquisador e diretor de arte, e Guilherme Zawa, artista visual e curador da AIREZ Crypto Art Gallery.
A exposição EXPOEX 21′, com artistas de diversas partes do país, e do projeto Video Correspondências, que foi desenvolvido durante a disciplina de Videoarte e Videoinstalação e coordenado pela professora Aricia Machado, do curso de Cinema e Audiovisual da Universidade Estadual do Paraná (Unespar). O projeto aconteceu em 2020, quando estudantes trocaram vídeos entre si colocando suas reflexões sobre seus cotidianos e sentimentos evocados pelo momento de pandemia.
Os trabalhos poderão ser visualizados através de plataforma digital dedicada à visualização e interação com exposições de arte Mozilla Hubs, no site do evento. As exposições ficarão até o dia 29 de agosto. Clique aqui para abrir.
Abertura – O evento teve como programação de abertura, mesa redonda com o artista Guerreiro do Divino Amor, finalista do Prêmio Pipa de 2019, e o VJ Vigas. Mediada por Arícia Machado, a mesa promoveu uma reflexão sobre diferentes processos artísticos e suas relações com o espaço urbano e outros dispositivos audiovisuais. Também contou com uma conversa sobre NFTs e os novos rumos do mercado de arte com a NFTrend.
Guatá significa caminhar na língua guarani. E nos nomeamos assim porque é este o verbo mais apropriado para distinguir o esforço humano na procura de conhecer a força das próprias pernas conjugada ao equilíbrio de tatear o tempo e o espaço.
Assine as notícias da Guatá e receba atualizações diárias.