20 de abril de 2025
Anuncie aqui
Sobre
Fale conosco
De Letra
Poesia
Literatura
Tirando de Letra
Livro
Contos e Crônicas
On-Line
Cultura Digital
Cinema
Vitrine
Oportunidade
Rádio
Cultura em Movimento
Música
Artes cênicas
Fotografia
Memória
Guatá
Bem Viver
Vida saudável
Ecologia
Ciência
Universidade
Geral
Fronteiras
Trinacional
Mulher
Movimentos Sociais
Antirracismo
Povos
Assista
PESQUISAR
Curso de Música da Unila obtém conceito máximo em avaliação do Inep
Curso de Música da Unila obtém conceito máximo em avaliação do Inep
25 de maio de 2023
Compartilhar
Avaliação foi realizada para a renovação do reconhecimento do curso; diversidade cultural foi um dos pontos de destaque.
.
Foto: Divulgação / Unila
.
O Curso de Música da Universidade Federal da Integração Latino-Americana (Unila) obteve conceito 5 – em uma escala que varia de 1 a 5 – em avaliação para a renovação de reconhecimento realizada pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep).
.
Cursos com conceito 5 são aqueles avaliados como de excelência, servindo como referência para os demais. O curso obteve o reconhecimento em 2014 com conceito 4. “Subimos nossa nota em relação à última avaliação realizada. O resultado atual é fruto do esforço coletivo entre docentes, estudantes e servidores”, diz o coordenador do curso, Félix Eid.
.
No processo de reconhecimento, conduzido por docentes de outras instituições indicados pelo Inep, são avaliadas as dimensões: organização didático-pedagógica (24 indicadores); corpo docente e tutorial (16 indicadores); e infraestrutura (18 indicadores). Entre esses indicadores, estão as políticas institucionais, objetivos do curso, perfil do egresso, estágio, tutoria, titulação do corpo docente, experiência no exercício da docência, espaços de trabalho, salas de aula, laboratórios didáticos. Para a avaliação, foram realizadas reuniões com a Comissão Própria de Avaliação, Núcleo Docente Estruturante, Colegiado de Curso, docentes e estudantes.
.
“É importante mencionar que o comitê de avaliação destacou, como um dos aspectos mais ricos do curso, a sua diversidade cultural. A pluralidade é um pilar fundamental da missão integradora da Universidade e temos trabalhado muito para acolhê-la de forma estrutural no curso”, pontua Eid. Essa diversidade, diz o coordenador, “traz desafios enriquecedores e faz com que a missão do curso esteja em constante desenvolvimento, levando a comunidade a estabelecer um diálogo permanente com as múltiplas manifestações musicais da América Latina.”
.
Os avaliadores externos consideraram que “as políticas institucionais no âmbito do curso são bastante evidentes, apresenta práticas comprovadamente exitosas ou inovadoras”. O docente Alexandre Lopes lembra que “um dos objetivos do curso de Música da UNILA é estabelecer um diálogo entre teoria e prática e rever e discutir a polarização existente entre música popular e música erudita, o que foi bem avaliado pelo Inep”. A nota recebida, completa, “é uma confirmação de que a nossa proposta desafiadora vem gerando bons resultados”.
.
O docente Gabriel Moreira, que participou do processo de avaliação como integrante do Colegiado do Curso, também chama a atenção para essa característica. “A maior parte dos cursos de Música no Brasil não tem essa composição diversa e que trabalha com música popular e música de concerto ao mesmo tempo”, argumenta.
.
Os avaliadores externos destacaram, ainda, “o cuidado com a articulação das necessidades locais, regionais e internacionais, relacionadas aos países fronteiriços, e também a preocupação com a atualidade do mercado de trabalho para a formação em música”. No relatório, a equipe pontua, ainda, que as ações da UNILA e da coordenação do curso, e as orientações recebidas de docentes “foram bastante elogiadas” pelos estudantes entrevistados.
.
Assessoria Unila
Compartilhar
Fronteira
Universidade
ANTERIOR
Pesquisa paranaense mostra importância de áreas verdes urbanas para a saúde
PRÓXIMO
Unioeste/Foz promove a arte do grafite com oficina e mural na universidade
Leia mais
Universidade
Unioeste Foz avança nos trâmites para abrir curso de Psicologia
18 de abril de 2025
Fronteira
Refúgio Biológico inicia “Imersão Pedagógica” com escolas públicas de Foz e região
18 de abril de 2025
Fronteira
Nova data: seleção do edital de Itaipu para organizações sociais será divulgada no dia 30 de abril
17 de abril de 2025
Últimos posts
Animais
Elefanta que passou pela fronteira chega ao novo lar no Brasil
19 de abril de 2025
Esporte
Atleta iguaçuense conquista ouro no salto triplo em Campeonato Brasileiro Sub-23
19 de abril de 2025
Povos
No Dia dos Povos Indígenas, a luta é por vida, floresta e reconhecimento, diz artista
19 de abril de 2025
Povos
UNILA leva formação docente a aldeias Guarani na Tríplice Fronteira
19 de abril de 2025
Contos e Crônicas
Guarüguá – O Peixe-Boi dos Maraguá, conto indígena de Yaguarê Yamã e Lia Minápoty
18 de abril de 2025
Epidemia de Poesia
Canción peregrina, poema de Graça Graúna
18 de abril de 2025
Assine o nosso boletim!
Assine as notícias da Guatá e receba atualizações diárias.
INSCREVA-SE AGORA!