Veja como se inscrever. Professores e pesquisadores vão analisar mais de 500 anos da trajetória do país. A antropóloga e historiadora Lilia Schwarcz, professora da Universidade de São Palo (USP) e integrante da Academia Brasileira de Letras (ABL), abre nesta quinta-feira (8), às 19h, a aula magna do curso online e gratuito “Revisitando a história […]
A antropóloga e historiadora Lilia Schwarcz, professora da Universidade de São Palo (USP) e integrante da Academia Brasileira de Letras (ABL), abre nesta quinta-feira (8), às 19h, a aula magna do curso online e gratuito “Revisitando a história do Brasil: debates e embates”.
Para ter acesso ao curso, é necessário fazer a inscrição antecipada neste link. Serão 14 aulas gravadas, que serão disponibilizadas até o dia 7 de agosto na plataforma EaD da Fundação Perseu Abramo, que promove a iniciativa. A proposta é apresentar um panorama crítico de momentos-chave da história brasileira, do período colonial até os debates contemporâneos sobre autoritarismo, neoliberalismo, bolsonarismo e lulismo.
Os conteúdos serão organizados em três módulos: “Da coroa portuguesa à coroa brasileira”, “Da República dos coronéis à ditadura dos generais” e “Da ditadura à democracia”. Entre os temas abordados estão o sistema escravista, os povos originários, as revoltas populares, o coronelismo, a era Vargas, os conflitos urbanos e rurais, o golpe de 1964 e o processo de redemocratização.
Curso “Revisitando a história do Brasil: debates e embates”
Aula magna “Brasil: uma biografia”, com Lilia Schwarcz
Guatá significa caminhar na língua guarani. E nos nomeamos assim porque é este o verbo mais apropriado para distinguir o esforço humano na procura de conhecer a força das próprias pernas conjugada ao equilíbrio de tatear o tempo e o espaço.
Assine as notícias da Guatá e receba atualizações diárias.