Com linguagem acessível a crianças e adolescentes, Curumins parte de uma proposta de ampliar a base de referência que boa parte do público não indígena tem sobre a temática. O documentário Curumins, direção e roteiro de Plabo Ravi, produzido pela Associação Cultura Candanga, busca desconstruir preconceitos e estereótipos sobre os povos nativos brasileiros, numa linguagem […]
O documentário Curumins, direção e roteiro de Plabo Ravi, produzido pela Associação Cultura Candanga, busca desconstruir preconceitos e estereótipos sobre os povos nativos brasileiros, numa linguagem acessível a todos os públicos, especialmente crianças e adolescentes.
O filme apresenta dados gerais essenciais, além das particularidades de duas etnias bem diferentes uma da outra: Fulni-ô, que vive em área urbana e Kamayurá – mais isolada- que vive na maior reserva indígena do Brasil, no Parque Indígena do Xingu.
O vídeo traz grande conhecimento interdisciplinar, mas transcende o científico: tem uma mensagem que promove respeito à diversidade. Ao mesmo tempo em que apresenta as singularidades, aproxima indígenas e não-indígenas, porque apresenta a beleza que existe nas trocas entre culturas – em busca de um mundo mais sustentável, mais justo e fraterno.
Guatá significa caminhar na língua guarani. E nos nomeamos assim porque é este o verbo mais apropriado para distinguir o esforço humano na procura de conhecer a força das próprias pernas conjugada ao equilíbrio de tatear o tempo e o espaço.
Assine as notícias da Guatá e receba atualizações diárias.