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Embora o audiovisual não tenha sido explorado pela Semana de Arte Moderna de 1922, festival considerado o início do Modernismo no Brasil, a área recebeu as influências trazidas pelo movimento. O impacto do tema, além do presente e futuro da área no País, será discutido pelo Fórum Internacional Cinemática IV – Brasil em Tela: Modernismos, Vanguardas e Cinema, produzido pelo Grupo de Pesquisa da Linguagem Cinemática da Escola de Comunicações e Artes (ECA) da USP.
O evento acontecerá entre os dias 16 e 19 de agosto, em conjunto com o Núcleo de Estudos das Diversidades, Intolerâncias e Conflitos (Diversitas) da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas (FFLCH) da USP. Os encontros terão formato híbrido, com apresentações no Auditório Lupe Cotrim, localizado no Prédio Central da ECA, em São Paulo, e transmissão online pelo canal da Escola no YouTube.
Além dos aspectos da linguagem cinematográfica, o objetivo dessa edição é discutir a história do Brasil através das telas, ressaltando a identidade do povo brasileiro e refletindo sobre os marcos de 22: bicentenário de Independência e o centenário da Semana de Arte Moderna. A coordenação e apresentação do Fórum são feitas pela professora Gisele Gubernikoff, do Departamento de Artes Plásticas da ECA.
Entre os convidados, destacam-se as presenças do Professor Emérito Ismail Xavier, do Departamento de Cinema, Rádio e Televisão (CTR), e de Rosane Borges, docente do Centro Multidisciplinar de Pesquisas em Criações Colaborativas e Linguagens Digitais (Colabor) e do Centro de Estudos Latino-Americanos sobre Cultura e Comunicação (Celacc).
Para participar, é necessário se inscrever no formulário online. Os inscritos que tiverem dois terços de presença receberão certificado de participação.
. 16 de agosto
9h – Abertura com a presença da diretoria da ECA USP, Brasilina Passareli e Eduardo Monteiro, e da chefia do CAP, Silvia Laurentiz . Apresentação da temática do evento por Giselle Gubernikoff (ECA/ Diversitas USP)
10h – Palestra inaugural sobre a Semana de Arte de 1922, sua programação e o cinema da época: Professor Emérito Ismail Norberto Xavier (ECA)
14h – Apresentação dos documentários Cem Oswald Anos: Videovida de um Poeta (1990) e Mário, um homem desinfeliz (1993): Adilson Ruiz (Unicamp), seguido de debate
Link da transmissão no YouTube: https://youtu.be/oAaAjr2rtyk
17 de agosto
10h – Humberto Mauro, cineasta brasileiro: Carlos Roberto de Souza (Universidade de São Carlos)14h – O design de posters para filmes em Hollywood e a produção de posters para a premiação do Oscar: Alex Swart (CSUN USA)
16h – Debate sobre o documentário Amigo Arrigo: Alain Fresnot (diretor/ montador) .
Link da transmissão no YouTube: https://youtu.be/a4XxG_e3_Ss
18 de agosto
10h – Mesa 1: Do teatro experimental do negro às novas vanguardas do teatro negro, com os convidados Adriana Paixão (Cia. Capulanas de Arte Negra) e Lucélia Sergio da Conceição (Cia. Os Crespos). Mediação: Salloma Salomão (FFLCH)
11h – Mesa 2: Teatralidade popular na vanguarda do teatro periférico, com os convidados Monilson dos Santos Pinto (Mony Tolonã) Nego Fugido – Bahia – Formato on-line, Antônio Cleydson da Silva Catarina (Teatro Terreiro Encantado), Vitor Israel Trindade de Souza (Teatro Popular Solano Trindade), Naloana Lima (Diversitas – Grupo Clariô de Teatro) – mediadora
14h – Cinema Negro Mesa 1: A imagem social do negro no cinema e na tv, com os convidados Rosane Borges (ECA-USP), Naruna Costa (atriz, diretora, cantora e compositora), Gisleide Santos (Diversitas) – mediadora. Mesa 2: Descolonização do olhar no cinema brasileiro, com os convidados Priscila Maria (Cineasta), Francine Moura (diretora de arte), Herlon Miguel (administrador, ativista, especialista em Comunicação pela UFBA, fundador da Ative a cidadania e Negrito Lab., Gisleide Santos (Diversitas) – mediadora
Link da transmissão no YouTube: https://youtu.be/nKgr-qu6n48
. 19 de agosto
10h – Cinema indígena no Brasil: Palestra com Ana Lúcia Ferraz (UFF)
11h – Realidade Virtual: recursos para a antropologia visual: Ivan Soares David (Diversitas USP)
14h – Mesa 1: A importância do audiovisual na luta pelo território Palestra com Lisette Marie Flanary (Universidade do Havaí): Indigenous Film e Hiparidi Top’tiro (Xavante)
16h – Olhar divergente: a potência política do cinema indígena: Célia Tolentino (Unesp/ Associazione Jacarandá Studi Brasilianisti), Edson Luiz de Oliveira (Diversitas USP) – mediador
17h – Mesa: As vanguardas periféricas e a educação audiovisual Coordenação: Daniel Perseguim (Instituto Criar), com os convidados Well Amorim (Malocas Filmes), Natali Mamani (cineasta), Marcelo Rodrigues (cineasta), Alexandre Werá (cineasta)
18h – Encerramento: Performance musical com a concepção de Itamar Vidal (Unicamp)
Link da transmissão no YouTube: https://youtu.be/W-LzdL-6Uak
. Serviço: Fórum Internacional Cinemática IV – Brasil em Tela: Modernismos, Vanguardas e Cinema Data: 16 a 19 de agosto Valor: Gratuito Local: Auditório Lupe Cotrim – Prédio Central da ECA + transmissão online pelo YouTube neste link.
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