Apresentação em edição passada do Festival Internacional de Circo do Paraguai – Foto: divulgação
.
A sétima edição do Festival Internacional de Circo do Paraguai Japuka é uma bela alternativa para as férias de inverno da garotada, especialmente, das cidades paraguaias da fronteira trinacional. O evento é promovido pelo coletivo Sarambí Circo, sob a coordenação de Pipo Garcia London, e começa nesta quinta-feira (6). Até o dia 15, promove a arte circense em diferentes pontos da província de Alto Paraná.
A proposta fundamental é que, parafraseando a composição de Milton Nascimento, o artista tem de ir aonde o povo está. Assim, os cenários do Festival Internacional serão, prioritariamente, espaços comunitários, comunidades de povos originários, centro culturais, colégios e escolas públicas e privadas. Nestes locais, o público será convidado para grandes aventuras, onde o humor e a destreza darão a tônica dos espetáculos. O Festival este ano conta com a qualidade técnica de artistas paraguaios e convidados internacionais oriundos da Argentina, Brasil, México e Venezuela. Serão mais de 15 shows na região leste do país vizinho.
. Aliás, Japuka é um projeto cultural ambicioso e marcado pela perseverança. Executado desde 2014 de maneira independente, vem permitindo ao Paraguai ser parte importante de um roteiro de festivais de Circo na América do Sul.
Apresentação do Circo Social, parte do projeto do Festival Japuka, em comunidade periférica – Foto: divulgação
. Os organizadores do Festival argumentam que tal iniciativa busca a inclusão sócio-cultural, levando uma proposta artística inovadora de circo às camadas mais populares, dinamizando assim o cotidiano das comunidades periféricas e mais vulneráveis da região. O ponto alto é o intercâmbio de conhecimentos, vínculos e percepção da vida, promovendo bem estar emocional através do riso e do jogo cênico para crianças, jovens e adultos.
Auto sustentável durante toda a sua existência, o Festival este ano recebe um apoio importante. Foi classificado no edital oficial da Secretaria Nacional de Cultura do Paraguai, através do programa “Fondos Concursables Ciudadanos 2023”.
Assine as notícias da Guatá e receba atualizações diárias.