Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on email
Email
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on print
Print

De nossa natureza

Fórum de Conservação Integrada da Onça-Pintada será realizado em Foz do Iguaçu. Pesquisadores e entidades participantes lideram o tema no Brasil

Programação incluiu a comemoração do Dia Nacional da Onça-Pintada (Foto: Divulgação )

No próximo dia 29 de novembro, sexta-feira, diversos cientistas participarão do Fórum de Conservação Integrada da Onça-Pintada, no Parque Nacional do Iguaçu. De forma inédita, os pesquisadores debaterão aspectos relevantes para a conservação da espécie, como genética, reprodução e formas de conservação.

Dentro do espírito inovador do Grupo Cataratas, toda a programação será compartilhada ao vivo com transmissão on-line. A expectativa é a de que o evento contribua para a democratização do conhecimento científico sobre a conservação da fauna.

É sempre importante relembrar que a onça-pintada, maior felino das Américas, possuía uma grande população, desde o Sul dos EUA até o Uruguai e Argentina. Ao longo dos anos, a espécie perdeu vasta parte de seus habitats e populações por conta de ações humanas.

Por isso, o dia 29 de novembro é também uma data para reflexão sobre a história dessa magnífica espécie. É um dia para organizar atividades que possam devolver a onça-pintada para todos os biomas no país.

E diante desse desafio, o Grupo Cataratas, o Instituto Conhecer para Conservar e o RioZoo, em parceria com a Associação de Zoológicos e Aquários do Brasil (AZAB), ICMBio (Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade) e pesquisadores, discutirão o que há de mais atual na pesquisa mundial sobre os avanços na conservação da espécie.

Apresentação de resultados – AZAB, ICMBio e MMA possuem o Acordo de Cooperação Técnica para a Elaboração e Implementação de 25 programas de conservação ex situ (fora do lugar de origem) para espécies ameaçadas de extinção, entre eles o da onça-pintada.

O RioZoo, companhia-membro do Grupo Cataratas, é uma instituição parceira dentro dessa iniciativa e tem na onça-pintada ações de pesquisa, educação e conservação, atuando em parceria em projetos de pesquisa in situ (habitats naturais) e no desenvolvimento de técnicas para a reprodução e manutenção da espécie.

Para Fernando Sousa, diretor institucional e de sustentabilidade do Grupo Cataratas, o fórum é um exemplo concreto para mostrar um pouco mais do nosso trabalho. “Queremos sempre gerar impacto positivo e deixar legado, por meio da divulgação científica e parcerias institucionais. Queremos ser protagonistas na conservação de espécies ameaçadas e no desenvolvimento sustentável da sociedade.”

Evento pretende contribuir para a democratização do conhecimento científico sobre a conservação da fauna (Foto: Divulgação)

Mais exemplos – O Grupo Cataratas, junto com parceiros institucionais, apresentará o projeto sobre o mapeamento genético e atividades de análises de onças-pintadas que estão sob cuidados humanos em zoológicos e criadouros. É um estudo inovador com o uso de biotecnologia para a conservação da onça-pintada. No futuro o conhecimento poderá ser utilizado no melhoramento genético, na tentativa de reprodução assistida dessa espécie ameaçada. O projeto abrirá bolsas de estudo para pesquisadores.

Além da pesquisa, o Grupo Cataratas também apresentará as ações que contribuem para os trabalhos de conservação da onça-pintada no Parque Nacional do Iguaçu. Os visitantes do Parque Nacional do Iguaçu que adquirem a nova linha de camisetas Onças do Iguaçu ou a cerveja Jaguaretê colaboram para a conservação do felino. Parte do valor da venda desses produtos é repassada ao Projeto Onças do Iguaçu. Nos últimos dois anos, a venda de produtos contribuiu para a aquisição de armadilhas fotográficas, antenas, entre outros equipamentos que auxiliam o trabalho dos pesquisadores.

Notícias do zelo com a natureza – O Grupo Cataratas acredita na democratização da ciência e, durante o Fórum de Conservação Integrada da Onça-Pintada, lançará o portal Conhecer para Conservar, que terá o objetivo de falar facilmente sobre ciência para todos. A página trará mapas, infográficos, ilustrações, vídeos e podcasts com a intenção de compartilhar conhecimento e provocar mudanças.

.
Lista de palestrantes:
Claudio Hermes Maas | Vice-Presidente da AZAB
Fernando Henrique de Sousa | Diretor Institucional e de Sustentabilidade do Grupo Cataratas
Carlos Eduardo Verona | Gerente Técnico – Jardim Zoológico do Rio de Janeiro (Grupo Cataratas)
Ana Raquel Gomes Faria | Diretora de Conservação da AZAB
Cristina Harumi Adania | Studbook Keeper – AZAB Onças-Pintadas | Associação Mata Ciliar
Cristiane Schilbach Pizzutto | Universidade de São Paulo e Reprocon (Reproduction for Conservation)
Gediendson Ribeiro de Araújo | Reprocon (Reproduction for Conservation)
Yara Barros| Coordenadora Executiva – Projeto Onças do Iguaçu
Ivan Baptiston | Chefe do Parque Nacional do Iguaçu – ICMBio
Gustavo Solis | Incorporação de exemplares aos projetos de reintrodução de fauna – Projeto Iberá
Agustín Paviolo |Coordenador do Projeto e suas ações em Misiones, Argentina – Projeto Yaguareté

O Fórum de Conservação Integrada da Onça-Pintada é uma realização do Grupo Cataratas, RioZoo, Instituto Conhecer para Conservar, AZAB, ICMBio, CENAP – ICMBio, Projeto Onças do Iguaçu e Projeto Jaguarete.

.
Serviço:
Fórum de Conservação Integrada da Onça-Pintada
Local: Auditório do ICMBio / administração do Parque
Data: 29 de novembro, sexta-feira
Horário: 09:00h – 16:40h

Comemoração do Dia Nacional da Onça Pintada
Local: Auditório do Visitantes do Parque Nacional do Iguaçu
Data: 29 de novembro, sexta-feira
Horário: 18:00h – 21:15h

Informações e inscrições
Email: pedroambiental@grupocataratas.com
Fones: 45 3521 4402 – 45 98806 8857

___________________
(Grupo Cataratas)