Em comemoração ao Dia do Poeta de Literatura de Cordel, em primeiro de agosto, a Pró-Reitoria de Extensão da Unioeste organizou, junto com as bibliotecas dos campi da Universidade Estadual do Oeste do Paraná, a Primeira Mostra de Literatura de Cordel.
A Mostra será dividida em duas categorias:
– Online (aberta a todo Brasil). – Presencial (exposição e declamação a ser realizada em cada uma das bibliotecas dos campi).
O regulamento está disponível no Instagram (@proex.unioeste) ou no próprio formulário de inscrição: https://forms.gle/soFw2aJHYTKYkQ2AA.
A literatura de cordel é uma manifestação artística popular originada no Nordeste, marcada pelo uso de linguagem popular, satírica e regional de seus versos. Além de ser caracterizada pela união de vários elementos, como: a escrita, a xilogravura e a oralidade. A literatura de cordel foi reconhecida como Patrimônio Imaterial Cultural Brasileiro em setembro de 2018.
A “Mostra do Dia do Poeta de Literatura de Cordel” , promovida pela Unioeste, pretende homenagear e valorizar o trabalho dos poetas a literatura de cordel a nível institucional e nacional. Dessa forma, os participantes devem trazer a literatura de cordel em suas obras, seguindo suas regras métricas e fazendo dela a temática.
Assine as notícias da Guatá e receba atualizações diárias.