O evento híbrido ocorrerá no dia primeiro de agosto em comemoração da data alusiva ao “Poeta de Literatura de Cordel. Em comemoração ao Dia do Poeta de Literatura de Cordel, em primeiro de agosto, a Pró-Reitoria de Extensão da Unioeste organizou, junto com as bibliotecas dos campi da Universidade Estadual do Oeste do Paraná, a […]
Em comemoração ao Dia do Poeta de Literatura de Cordel, em primeiro de agosto, a Pró-Reitoria de Extensão da Unioeste organizou, junto com as bibliotecas dos campi da Universidade Estadual do Oeste do Paraná, a Primeira Mostra de Literatura de Cordel.
A Mostra será dividida em duas categorias:
– Online (aberta a todo Brasil). – Presencial (exposição e declamação a ser realizada em cada uma das bibliotecas dos campi).
O regulamento está disponível no Instagram (@proex.unioeste) ou no próprio formulário de inscrição: https://forms.gle/soFw2aJHYTKYkQ2AA.
A literatura de cordel é uma manifestação artística popular originada no Nordeste, marcada pelo uso de linguagem popular, satírica e regional de seus versos. Além de ser caracterizada pela união de vários elementos, como: a escrita, a xilogravura e a oralidade. A literatura de cordel foi reconhecida como Patrimônio Imaterial Cultural Brasileiro em setembro de 2018.
A “Mostra do Dia do Poeta de Literatura de Cordel” , promovida pela Unioeste, pretende homenagear e valorizar o trabalho dos poetas a literatura de cordel a nível institucional e nacional. Dessa forma, os participantes devem trazer a literatura de cordel em suas obras, seguindo suas regras métricas e fazendo dela a temática.
Guatá significa caminhar na língua guarani. E nos nomeamos assim porque é este o verbo mais apropriado para distinguir o esforço humano na procura de conhecer a força das próprias pernas conjugada ao equilíbrio de tatear o tempo e o espaço.
Assine as notícias da Guatá e receba atualizações diárias.