Fotos: divulgação
O Cine Verde em Bici, projeto de cinema itinerante da Tríplice Fronteira, convida a comunidade de Foz do Iguaçu para uma experiência diferente que combina ativismo cultural, mobilidade sustentável, turismo e cinema itinerante. A ação será realizada em parceria com o Festival Arte Bici Mob, com o Complexo Turístico Itaipu e a Universidade Federal da Integração Latino-Americana (UNILA), promovendo um percurso ciclístico em um dos pontos turísticos mais visitados de Foz do Iguaçu. As atividades ocorrerão no dia 22 de setembro. Para se inscrever, a pessoa interessada deve acessar, gratuitamente, o link https://forms.gle/MqqobpqYuSVyrFCY9 .
O Festival Arte Bici Mob , que é referência nacional, promove a bicicleta como símbolo de cidadania e ocupação criativa dos espaços públicos. Criado em Curitiba em 2007, o festival já realizou mais de 300 ações, fortalecendo o debate sobre mobilidade urbana e cultura da bicicleta.
A edição de 2025, ano da COP30 no Brasil, conta com os apoios da CicloIguaçu, da Associação de Ciclistas do Alto Iguaçu e da Amazônia de Pé (Campanha Nacional), reafirmando a bicicleta como ferramenta de transformação social, promoção da segurança e melhoria da qualidade de vida urbana.
Na programação do Festival deste ano, está o Cicle Cine, com ações que ocorrerão em três cidades paranaenses: Paranaguá, Cascavel e Foz do Iguaçu. Na fronteira trinacional, o Festival tem a parceria do projeto Cine Verde em Bici, e realizará o Circuito de Pedal “Ciclo das Águas de M’Boicy” e a 2ª Mostra do Cine Verde em Bici.
Adrielle Chiceri, coordenadora do projeto Cine Verde, explica que a ideia do Circuito é conectar referências da história local e o respeito à natureza. O percurso ocorre na Ciclovia da Usina Hidrelétrica de Itaipu, e propõe aos participantes um circuito de 17 km cuidadosamente planejado, no qual será possível conhecer a região de maneira sustentável, desfrutar de paisagens naturais e refletir sobre práticas de mobilidade urbana.
Percorrendo a região conhecida pelo encontro das águas, local que abriga uma rica biodiversidade e está historicamente ligado à lenda de M’boyci, a figura mítica das Cataratas do Iguaçu. Durante o circuito, os participantes terão a oportunidade de se conectar com paisagens naturais e culturais únicas, refletindo sobre a importância da preservação ambiental e da sustentabilidade.
O Circuito conta com guia acompanhando todo o trajeto, serviço de guincho e ambulância à disposição, além de pontos de hidratação garantidos nas paradas programadas.
Para complementar o dia, juntamente com a Universidade Federal da Integração Latino-Americana (UNILA), parceira fundamental do Cine Verde em Bici, participando de diversas ações do projeto desde sua criação. Nesta edição especial, o circuito de 20 km foi planejado para integrar os três campis da instituição, encerrando o encontro no Campus Integração. No espaço entre as araucárias, será promovido o Bate-Papo sobre cultura ciclística, mobilidade e sustentabilidade, seguido pela 2ª Mostra Cine Verde em Bici.
A 2ª Mostra Cine Verde em Bici conta com o apoio da PROEX/UNILA, que vem fomentando os diálogos propostos pelo projeto.
Já em outubro, o Cine Verde em Bici estará no Mercado Barrageiro e Parquetec Itaipu. Nesta edição, será apresentada uma retomada da experiência vivida no Circuito de Pedal e exibidos filmes especialmente selecionados para aprofundar as reflexões sobre mobilidade, meio ambiente e cultura local.
Confira o Calendário completo: https://artebicicletamobilidade.wordpress.com/
Criado na Tríplice Fronteira, o Cine Verde em Bici produzido pela produtora cultural Adrielli Chiceri, é um projeto itinerante de cinema que circula de bicicleta, exibindo filmes com foco em agroecologia, meio ambiente e justiça socioambiental. Suas exibições são acompanhadas de debates, oficinas e formações, consolidando-se como experiência de educação popular e extensão crítica latino-americana.
Serviço: “Circuito de Pedal ;Ciclo das Águas de M’boicy – 2º Pedal Dia 22 de setembro às 15h Onde: Saída do Campus Jardim Universitário da UNILA ( saída às 15h30h). Percurso: Pedal pela ciclovia da Usina Itaipu, (trajeto de 17km interno) com chegada no Campus Integração. Totalizando aproximadamente 20 km.
2ª Mostra Cine Verde em Bici "Ciclo das Águas de M’boyci" Dia 22 de setembro, às 19h Onde: Campus Integração – Universidade Federal da Integração Latino-Americana (UNILA) Av. Tancredo Neves – Conjunto B Todas as atividades são gratuitas.
Assine as notícias da Guatá e receba atualizações diárias.