Lançamento do livro “Literatura e as interfaces dialógicas entre a política, sociedade e cultura” e roda de conversa ocorrem no Espaço Cultural Quixote, com debate sobre literatura, política e sociedade. O lançamento do livro “Literatura e as interfaces dialógicas entre a política, sociedade e cultura”, organizado pela professora Renata Peixoto de Oliveira (ILAESP), será realizado […]
O lançamento do livro “Literatura e as interfaces dialógicas entre a política, sociedade e cultura”, organizado pela professora Renata Peixoto de Oliveira (ILAESP), será realizado no dia 23 de novembro, às 19h, no Espaço Cultural Quixote (Rua Rio de Janeiro, 877). A programação inclui uma roda de conversa com autoras e autores que integram a coletânea. A entrada é gratuita.
Entre 2024 e 2025, a docente Renata Peixoto de Oliveira coordenou o projeto de extensão “Clube da Literatura: Política, Sociedade e Cultura”. A partir dessa iniciativa, foi organizada uma coletânea com artigos que discutem experiências de clubes de leitura, reflexões sobre literatura e revisões de obras literárias amplamente reconhecidas, muitas delas debatidas durante as atividades do projeto.
A publicação busca trazer reflexões sobre como a literatura se torna campo fértil para debates sobre temas relacionados com a política, a sociedade e a cultura.
O livro, lançado em novembro de 2025 pela editora Pedro & João, foi financiado com recursos do PPGRI-UNILA, programa de pós-graduação ao qual a organizadora está vinculada.
Guatá significa caminhar na língua guarani. E nos nomeamos assim porque é este o verbo mais apropriado para distinguir o esforço humano na procura de conhecer a força das próprias pernas conjugada ao equilíbrio de tatear o tempo e o espaço.
Assine as notícias da Guatá e receba atualizações diárias.