A Sociedade dos Anticorpos – Fotos: divulgação
O coletivo Poéticas do ENTRE apresenta, nos dias 24 e 25 de outubro, “A Sociedade dos Anticorpos”, no auditório da Unioeste, em Foz do Iguaçu. As apresentações com entrada gratuita estão marcadas para ter início às 20 horas. O espetáculo combina recursos do teatro, da dança, do vídeo e da performance e tem como temática a pandemia de covid-19 e suas consequências no comportamento da sociedade contemporânea.
“A Sociedade dos Anticorpos” é fruto da pesquisa do Poéticas do ENTRE, um coletivo de artistas multidisciplinares do Brasil, Argentina, Paraguai, Bolívia, México e Venezuela com sede na Universidade Federal da Integração Latino-Americana (UNILA). O coletivo dedica-se aos estudos e práticas do corpo, explorando o entre como campo de saber e a escuta como princípio artístico. Poéticas do ENTRE realiza investigações e criações artísticas transitando entre o Teatro, a Performance, a Dança, o Audiovisual e a Fotografia.
O espetáculo “A Sociedade dos Anticorpos” trata da experiência coletiva da pandemia de Covid-19 para elaborar artisticamente essa vivência e seus desdobramentos. Combinando recursos do teatro, da dança, do vídeo e da performance, “A Sociedade dos Anticorpos” fala sobre a relação histórica e cíclica entre humanos e vírus, sobre a necessidade de prestar homenagem e fazer um luto coletivo pelos mais de 700 mil mortos pelo Covid-19 no Brasil, sobre a explosão da cultura digital em tempos de isolamento social, com lives, home office, reuniões remotas e estudos online. Trata ainda das tragédias pessoais decorrentes da doença em diferentes realidades sociais; da relação entre a exploração da natureza e o risco à sobrevivência humana; dos corpos coloridos que podem emergir de todas estas cinzas.
Espetáculo “A Sociedade dos Anticorpos” Local: auditório da Unioeste Foz do Iguaçu (Av. Tarquínio Joslin dos Santos, 1.300) Data: 24 e 25 de outubro Entrada gratuitaProdução e apresentação do coletivo Poéticas do ENTREFicha Técnica:Dramaturgia: Angi Lazzareti, Fabio Salvatti, Lara Sorbille e João LírioDireção: Angi Lazzareti e Fabio SalvattiAssistência de Direção: Lara Sorbille e João Lírio
Performers: Agatha Batista, Cabocla João, Cybele Verazain, Fabio Salvatti, Guadalupe Anaya, Giovanne Faccio, João Lírio, Kari Giménez, Letícia Abrão, Mareluíza, Vitória Moura, Zary WongVoz em off: Mirna SpritzerOperação audiovisual: Miguel Molina Design de som: Humberto León Coordenação de Audiovisual: Lara SorbilleCoordenação de Comunicação: Giovanne Faccio Identidade Visual: Maicon Rugeri Figurino: Ana Carolina Acom e Any Karoline Birnfeldt Referências: Ailton Krenak, Albert Camus, Antonin Artaud, Bunseki Fu-Kiau, Byung-Chul Han, Davi Kopenawa, Emanuele Coccia, Jota Mombaça, Leda Maria Martins, Lisa Nelson, Paul B Preciado Apoio Cultural: Unila, Unioeste e Fundação Cultural Observação: Parte dos recursos para o espetáculo foi obtida através de financiamento coletivo.
Assine as notícias da Guatá e receba atualizações diárias.