22 de abril de 2025
Anuncie aqui
Sobre
Fale conosco
De Letra
Poesia
Literatura
Tirando de Letra
Livro
Contos e Crônicas
On-Line
Cultura Digital
Cinema
Vitrine
Oportunidade
Rádio
Cultura em Movimento
Música
Artes cênicas
Fotografia
Memória
Guatá
Bem Viver
Vida saudável
Ecologia
Ciência
Universidade
Geral
Fronteiras
Trinacional
Mulher
Movimentos Sociais
Antirracismo
Povos
Assista
PESQUISAR
Documentário "Mulheres Indígenas da BR-277" será lançado na quinta (09)
Documentário "Mulheres Indígenas da BR-277" será lançado na quinta (09)
7 de novembro de 2023
Compartilhar
A apresentação será feita no Centro de Recepção de Visitantes (CRV) da Itaipu, em Foz do Iguaçu.
Fotos: divulgação
Na próxima quinta-feira (9), a Assessoria de Responsabilidade Social da Itaipu convida a comunidade de Foz do Iguaçu e região para assistir ao documentário “Mulheres Indígenas da BR-277 – Um singelo olhar sobre as mulheres indígenas que vivem às margens da rodovia BR-277”, no Centro de Recepção de Visitantes (CRV), da usina de Itaipu.
A inscrição para a exibição é gratuita e as vagas limitadas. As pessoas interessadas devem acessar o link
https://forms.office.com/r/PSLACW2dD9
. O evento contará com a presença da equipe e de algumas entrevistadas. A direção é das jovens Taylla Sirino e Hermínia Motta, das etnias guarani e kaingang, respectivamente. O roteiro é da cineasta e atual reitora da Unespar, Salete Machado.
Fotos Divulgação.
O filme tem como proposta dar voz às mulheres indígenas que vivem às margens da rodovia BR-277, uma via transversal que atravessa o Estado do Paraná de ponta a ponta. O documentário contribui para uma reflexão sobre a condição de abandono e invisibilidade dos povos originários.
Inspiração
A ideia de realizar o filme surgiu a partir de inúmeras viagens que a cineasta Salete Machado fez pela região. Nessas ocasiões, ela observou o grande número de mulheres indígenas à beira da estrada, às margens das reservas onde elas habitam. São mulheres que sobrevivem da venda de artesanato.
Para o roteiro, a cineasta conheceu mais a fundo as duras questões de sobrevivência que afetam a população indígena do Estado, notadamente as mulheres que encontram no artesanato uma maneira de manter vivas suas tradições culturais e gerar renda para suas famílias.
As diretoras traduziram o roteiro numa série de entrevistas. Nelas, é possível conhecer a batalha diária dessas mulheres que, além de realizar seu trabalho como artesãs, ainda têm que dar conta de seus compromissos com o cuidado de suas famílias e de seus lares.
Imagens expressivas captadas pela câmera de Alisson Prodlik registram a realidade das regiões filmadas e revelam com riqueza de detalhes a beleza da arte ancestral do artesanato indígena.
O filme nos aproxima da luta cotidiana destas mulheres, desde a busca pela matéria-prima até a venda destes artefatos culturais à beira da BR-277, em condições precárias e perigosas.
Pauta prioritária de Itaipu
A reparação aos povos originários é uma das principais pautas da nova gestão de Itaipu, em consonância com as diretrizes do governo do presidente Lula.
Itaipu tem ampliado suas ações para a melhorar as condições de vida dessas populações em toda a região Oeste, ao mesmo tempo em que promove a sustentabilidade das três comunidades indígenas dentro da área de influência da usina: Tekoha Ocoy, em São Miguel do Iguaçu, e Tekoha Añetete e Tekoha Itamarã, em Diamante D’Oeste.
Juntas, essas três aldeias abrigam cerca de 340 famílias e mais de 1,5 mil indígenas. As ações são implantadas por meio de convênios com as prefeituras municipais de Diamante d’Oeste e São Miguel do Iguaçu e com as Associações de Pais, Mestres e Funcionários (APMFs) dos colégios indígenas. O trabalho é desenvolvido pela Divisão de Ação Ambiental (MAPA.CD).
Fonte: assessoria Itaipu
Compartilhar
Mulher
Povos
ANTERIOR
Unila é sede de Encontro de Cinema a partir desta terça (07)
PRÓXIMO
Foz do Iguaçu terá Festival de Cinema Italiano em novembro. Abertura no dia 9
Leia mais
Povos
No Dia dos Povos Indígenas, a luta é por vida, floresta e reconhecimento, diz artista
19 de abril de 2025
Povos
UNILA leva formação docente a aldeias Guarani na Tríplice Fronteira
19 de abril de 2025
Povos
Itaipu propõe ações sanitárias em galinheiros comunitários no Oeste do Paraná
14 de abril de 2025
Últimos posts
Direitos Humanos
Universidade do Paraná reinaugura monumento em memória ao Massacre de Eldorado do Carajás
21 de abril de 2025
Educação
MEC abre inscrições para apoio e financiamento de cursinhos populares
21 de abril de 2025
Contos e Crônicas
Mi Zoo, cuento de Rafael Barrett
21 de abril de 2025
Epidemia de Poesia
apagamento, poema de Jr. Bellé, em português e kaingang
21 de abril de 2025
Fronteira
Atila Iamarino fará seminários no Paraná e Mato Grosso do Sul sobre mudanças climáticas e COP 30
21 de abril de 2025
Memória
Francisco, o papa que pediu pelos excluídos, morre aos 88 anos
21 de abril de 2025
Assine o nosso boletim!
Assine as notícias da Guatá e receba atualizações diárias.
INSCREVA-SE AGORA!