Lançamento do documentário teve sessão especial para convidados, no Centro de Recepção de Visitantes de Itaipu – Fotos: William Brisida/Itaipu Binacional
A produção de energia e a construção das primeiras máquinas é o tema de “Faça-se a luz”, e o último episódio fala dos cuidados com a natureza, em especial a operação Mymba-Kuera, de resgate de animais na região que deu lugar ao lago criado com a construção da represa.
Produzido pela Comunicação Social da Itaipu, margem brasileira, a série documental “Itaipu Binacional: 50 anos de História” é um conjunto de oito episódios, de cerca de 20 minutos cada, que abordam passado, presente e futuro da empresa.
As gravações foram feitas em 13 cidades diferentes, ao longo de quase sete meses. Foram 64 entrevistas, que trazem desde a expectativa pela construção até os mais recentes projetos de Itaipu. A série faz parte das iniciativas em comemoração ao cinquentenário da Itaipu, completado no último dia 17 de maio.
O documentário não tem locutor. A história tem foco nas pessoas: são elas que relatam os fatos a partir de sua própria experiência. A divisão em vários capítulos permitiu contar uma história tão rica com maior profundidade.
Os episódios são:
(*) Os quatro últimos episódios serão lançados brevemente.
Assine as notícias da Guatá e receba atualizações diárias.