Juan (bandoneon) e Marcos (violão), Los Núñez – Fotos: divulgação / Jorge Acosta e Agustin Novaresio PH
No próximo domingo, 13 de outubro, a partir das 20h30, o Bar Loco Heraldo de Puerto Iguazú será palco de um encontro musical imperdível, como parte do ciclo produzido pelo Circuito Iguassu.
Los Núñez, duo emblemático da região, formado por Marcos Núñez (violão) e Juan Núñez (bandoneon), apresentarão oficialmente seu novo álbum, “Yvy Purahéi” (O canto da terra), um trabalho que celebra os sons e as raízes do litoral argentino, especialmente da província de Misiones.
Para abrir a noite, o Trio Afluentes — composto por Maryanne Francescom no acordeão, Marina Araldi no vocal e Sebastián Pereyra no violão (guitarra de nylon) — encantará o público com sua interpretação de música regional e de fronteira.
O evento promete uma noite de alta qualidade musical com o melhor dos sons locais, oferecendo um espaço de encontro e celebração da música missioneira.
Serviço: O Canto da Terra Data: Domingo, 13 de outubro, 20h30. Local: Bar Loco Heraldo, Puerto Iguazú, Argentina. Entrada: 5000 pesos argentinos ou 30 reais, na porta.
A apresentação no domingo, na fronteira trinacional, faz parte de um circuito de lançamento oficial do disco de Los Núñez. Antes, o duo fará outras duas apresentações. Na sexta (11), o disco será apresentado para a imprensa regional, em Posadas, na Biblioteca Popular. No sábado (12), “Canto da Terra” será apresentado em Campo Viera, no Anfiteatro Martín Fierro, com acesso livre ao público. Finalmente, no dia 13, o Bar Cultural Loco Heraldo, em Puerto Iguazú, receberá o espetáculo dentro do Circuito Iguassu.
“Desde nossos primeiros passos na arte, impulsionados por nossa família e um ambiente favorável, nascemos e crescemos em harmonia com a natureza: o verde da mata, as plantações de chá, a terra vermelha, o caldeirão multicultural, o bairro, os amigos e a paisagem sonora que nos rodeava. Todos esses elementos fazem parte de quem somos, de nosso patrimônio cultural e de nossa identidade”, contam os Nuñez.
Segundo eles, a música tem sido companheira durante esses 32 anos, levando-os pelo mundo como embaixadores de Campo Viera, cidade natal da dupla, e da província de Misiones. “Para nós, a arte é uma forma de expressar, compartilhar emoções e transmitir através da música nossas vivências, costumes e nossa maneira de ser.”
Los Núñez abrem turnê nacional com disco novo – Foto: divulgação / Jorge Acosta e Agustin Novaresio PH
Em relação às produções discográficas anteriores de Los Nuñez, como “Tierra de Agua”, “Chamamé” e “3 Fronteras”, a dupla missioneira buscou transmitir uma mensagem através da arte, integrando os sons da natureza nas composições, explicam. “Desta vez, nosso novo disco, Yvy Purahéi, que em guarani significa “O canto da Terra”, convida à reflexão sobre a importância de preservar nossos espaços naturais e as consequências da falta de consciência ambiental.”
O disco conta com a participação especial de Marcial Paredez, membro da comunidade Mbya Guarani “Yvy Pyta”(Terra Vermelha), que compôs o poema “A Floresta, a Eterna Menina”, onde expressa sua cosmovisão, valores e o modo de vida de sua comunidade, destacando o cuidado com a flora e fauna da nossa região.
“Yvy Purahéi – Canto da Terra” inclui composições próprias e versões de autores missioneiros, recriando toda a diversidade rítmica que caracteriza a região. Além disso, Los Nuñez contam com a colaboração de artistas argentinos reconhecidos, como Nahuel Pennisi, Antonio Tarragó Ros, Cóndor Sbarbati, Dani Suárez (Bersuit), Facundo Guevara e Diego Velázquez. A produção está a cargo da companhia Los Años Luz Discos, sob a direção de Javier Tenenbaum e Nani Monner.
Para marcar o lançamento do disco, seus produtores estão filmando um documentário sobre Los Núñez, dirigido pelos prestigiados cineastas Gustavo “Chango” Cataldi e Silvia Di Florio, e que será concluído em Campo Viera, no sábado (12).
As três apresentações em Posadas, Campo Viera e Puerto Iguazú são as primeiras de uma turnês nacional. Na agenda, apresentações por todo o território argentino, em cidades como Buenos Aires, Córdoba, Santa Fé, Entre Ríos, entre outras. Além disso, Los Nuñez já preparam uma turnê internacional com a qual pretendem levar o som de Missiones para além de suas fronteiras.
Assine as notícias da Guatá e receba atualizações diárias.