.
Domingo, dia 18, a partir das 20 horas, o Bar El Loco Heraldo, em Puerto Iguazú, inaugura o Ciclo de Jazz. O valor da adesão é de mil pesos, algo em torno de 20 reais em moeda brasileira. Preço acessível com reservas pelo whatsapp: +549 3757 558821. No palco, três experientes músicos que atuam na região trinacional numa expectativa de difundir cada vez mais a música instrumental. O guitarrista argentino Sebastian Pereyra recebe os brasileiros Lucas Casacio (baterista) e Gabriel Rezende (contrabaixista) para uma performance instrumental. Reunião de pompa que vai deixar a marca de qualidade na agenda cultural da noite da cidade argentina.
Não, não é exagero. Afinal, o trio de música instrumental convidado é dedicado a promover o estudo, a pesquisa e a troca de conhecimento. Tomando os elementos do jazz como desculpa para se aventurar, como outros já fizeram, na improvisação dentro da música brasileira e argentina e assim poder expandir o universo musical que convive na tríplice fronteira. .
Sebastião Pereyra – Guitarrista, professor, pesquisador e produtor. Bacharel em Música com ênfase em violão folk e Mestre em cultura latino-americana pela Universidade Federal da Integração Latino-Americana (UNILA). Especializou-se em jazz e violão brasileiro com Lupa Santiago, Mario Conde, Conrado Paulineo entre outros.
Já dividiu palco com grandes nomes da música brasileira, paraguaia e argentina, como Sergio Coelho, Mário Conde, Paulo Siqueira, Pedro Martinez, Matias Arriazu, os Irmãos Nuñes, Alexandro Kramer, entre outros. Participou de vários festivais de jazz, inclusive no Brasil, como o Internacional de Curitiba, o Itajaí Jazz Festival e o Músicas sem Fronteiras, do SESC.
Atualmente é produtor artístico do Circuito Iguaçu de Música Latino-americana e do Festival de Música Instrumental Tierra de Águas, ambos realizados na fronteira, integrando Puerto Iguazú e Foz do Iguaçu. .
Lucas Casacio – Baterista, é Doutor em música e professor titular da Unila. Trabalhou com frequência em grandes festivais de música no exterior, como Guimarães Jazz (Portugal), Harmos Plural (Portugal), Choro Festival Club em Paris (França ) e o Festival Internacional de Música de Marrakech (Marrocos), além de apresentações na Holanda. Em 2014, lançou seu primeiro álbum autoral, o álbum “Entre Otras Cosas”.
Também integra o Cuatro a cero, grupo que expandiu as fronteiras do choro ao propor uma formação instrumental inovadora para o gênero, com bateria, guitarra, piano e baixo elétrico. Está entre um dos mais importantes da música brasileira, incluindo Nailor Prota, Toninho Ferragutti, Marcelo Martins, Joel Nascimento, Arismar do Espírito Santo, Hermeto Pascoal, Carlinhos Antunes, Guga Stroeter, Léa Freire, entre outros.
Gabriel Rezende – Contrabaixista, é professor de Percepção e Apreciação Musical da UNILA. Doutor em música pela Universidade Estadual de Campinas (Unicamp). Já participou de vários festivais de música, como FAMPOP (vencedor do prêmio de Melhor Música Instrumental, 2005), Jazz Plaza de Cuba Festival (2009) e Nabor Pires Camargo (2007). Conta também com duas edições da Virada Cultural Paulista (2010 e 2011), e oficina no Choro Club, Paris (2012).
Atuando tanto no campo da música de fusão instrumental quanto no choro, gravou e lançou, em 2007, o álbum de música instrumental Pano Pra Manga. Dividiu palco com músicos como Armandinho Macedo, Reco do Bandolim e Izaías Bueno.
Assine as notícias da Guatá e receba atualizações diárias.