Nesta segunda edição, a Peña Itinerante Bioversa está marcada para iniciar às 20 horas do domingo (18), no Hostel Calma, em Puerto Iguazú. Na programação, música, dança e gastronomia, tudo com uma pitadinha das raízes regionais. A Peña, organizada pela Cooperativa de Trabalho Biodiversa Cultural, também contará com feira de artesanato, atividades lúdicas para as crianças, jogos e entretenimento para toda a família. O valor da entrada é de $ 5.000 pesos ou 20 reais por pessoa, com direito a bebida de boas-vindas. Reservas podem ser feitas pelo número: +54 9116767-8050.
Em boa parte da América do Sul, peña é como se costuma chamar uma reunião comunitária para celebrar a vida com boa música e dança dando moldes ao congraçamento entre as pessoas. E é com esse propósito que os organizadores encaram o projeto da Peña Itinerante. Neste domingo, Biodiversa recebe convidados que vão somar na integração cultural da festa, conta Daiana Giselle Berlusconi, presidente da Cooperativa.
“Na música, teremos o cantor e compositor Juan “El Tucu” Zumaeta, que vem de Luyaba, Córdoba. Ele nos trará sensações, personagens, sonhos e memórias das paisagens de Traslasierra. Já a música do Paraguai, Brasil e Argentina estará em destaque com a apresentação de “Afluentes Trio“. As brasileiras Marina Araldi (voz e percussão) e Maryanne Franchescon (acordeon) se juntaram ao argentino Sebastián Pereyra (violão) para instigar nossos ouvidos com um repertório que mescla várias influências e raízes da música de fronteira”, destaca Daiana.
Finalizando, a coordenadora da festa lembra que o público também será convidado a uma aula de chamamé. “Seremos incentivados a nos movimentar com a cadência das águas doces, junto com o Projeto Ambulante”.
Entre uma atração e outra, o destaque estará no cardápio de comidas e bebidas regionais. Deliciosas empanadas argentinas, mbeju, mandioca frita e sopa paraguaia, em boa parceria com vinho, cerveja artesanal e sucos naturais.
Uma oficina de chamamé terá espaço entre as atrações artísticas da Peña Itinerante Biodiversa
A Biodiversa Cultural – Cooperativa de Trabalhadores da Cultura é um coletivo independente de artistas de diferentes disciplinas e gestores culturais do norte de Misiones, Argentina. Daiana Giselle Berlusconi, que atualmente preside a organização, conta que como coletivo de criadores culturais que vivem na selva missionária, seus integrantes procuram transformar a forma de pensar o mundo. “Sabemos que o ambiente e a cultura são indissociáveis e que devemos regressar a uma relação afetiva com a natureza.”
A ativista complementa. “Entre nós estão bailarinos, músicos, atores, dramaturgos, cineastas audiovisuais, artistas circenses, educadores de arte e meio ambiente, ilustradores, designers gráficos, biólogos e muitos de nós também somos gestores culturais. Estamos comprometidos com a nossa mãe terra e com os nossos irmãos, e sabemos que a arte e a cultura são a natureza humana que nos salvará.”
Acesse a página da Cooperativa Biodiversa no instagram, aqui.
Peña Biodiversa Itinerante
Domingo, 18 de agosto, às 20h (horário argentino) Local: Hostal La Calma (Calle Wanda S/n casi, C. Esperanza, 3370, em Puerto Iguazú, Misiones) – Siga o mapa Valor da entrada: $ 5.000 / 20 reais com bebida de boas-vindas. Reservas em: +4591167678050
Siga o mapa para chegar!
Assine as notícias da Guatá e receba atualizações diárias.