Arte sobre foto / Wikimedia Commons
. Lançado recentemente no Portal de Livros Abertos da USP, o livro Psicopatologias retratadas em obras de arte: bases neurobiológicas, psicofarmacologia e abordagens não farmacológicas das principais psicopatologias traz um conjunto de estudos realizados na disciplina de Psicofarmacologia do curso de Psicologia da Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto (FFCLRP). O objetivo da obra é tratar dos transtornos mentais a partir de obras de arte, considerando uma abordagem mais interessante e didática para aprender sobre o tema. Para conferir o material disponibilizado gratuitamente no formato de e-book clique neste link.
. A obra foi organizada pelo professor Fernando Eduardo Padovan Neto, do Laboratório de Neuropsicofarmacologia das Doenças Neurodegenerativas, e a doutoranda em Psicobiologia Paula V. Sozza Silva Gulá, do Laboratório de Nutrição e Comportamento, ambos da FFCLRP, e pelo professor da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto (FMRP) da USP Rafael Naime Ruggiero.
. Os autores “apresentam conceitos básicos da área de psicofarmacologia, focando no conteúdo referente às bases neurobiológicas das principais psicopatologias citadas no Manual de Diagnóstico e Estatística de Transtornos Mentais (DSM-5)”. Para tornar os estudos mais didáticos e ilustrativos, o livro proporciona uma intersecção entre ciência e arte, “mais especificamente, entre as áreas de Psicofarmacologia, Neurobiologia, Semiótica e Estética”.
. São nove pinturas elaboradas por grandes nomes da história da arte, como Pablo Picasso, Vincent Van Gogh, Edvard Munch, Franz Karl Bühler, Richard Dadd, Joan Rodriguez, Henri De Toulouse-Lautrec, organizadas em cinco sessões separadas pelas psicopatologias correspondentes. Além das obras, o livro inclui também uma breve apresentação de cada artista e da “percepção subjetiva de cada obra relacionada com o transtorno em questão e com seus principais mecanismos neurobiológicos, intervenções farmacológicas e não farmacológicas”.
. O e-book completo está disponível gratuitamente neste link.
.
Assine as notícias da Guatá e receba atualizações diárias.