Na quinta-feira, 16 de outubro, o Ecomuseu de Itaipu comemorou seus 38 anos de história. Para marcar a data, foram realizadas oficinas de educação ambiental e cultura voltadas a alunos da Escola Municipal Najla Barakat e crianças e adolescentes de projetos sociais apoiados pela Itaipu, por meio da Divisão de Iniciativas de Responsabilidade Social.
Ao longo da semana, mais de 700 participantes tiveram a oportunidade de conhecer a trajetória do Ecomuseu em uma oficina de contação de histórias, desenvolvida em parceria com a Itaipu Parquetec. Estudantes dos projetos Um Chute para o Futuro, CAIA, Núcleo Criança de Valor, além da Escola Najla Barakat e da AFA, ouviram relatos sobre a origem do espaço e sua relação com o território.
Outra atividade de destaque foi a oficina de arte em grafitti, voltada a adolescentes do Programa de Ocupação e Renda, realizado em parceria com a Associação Fraternidade Aliança. A ação contou com apoio do Conselho de Desenvolvimento dos Municípios Lindeiros ao Lago de Itaipu. Nos próximos dias, também serão promovidas oficinas de saboaria e compostagem no Projeto Resgate.
Segundo Cíntia Bená Valoto, gerente da Divisão de Educação Ambiental, “as oficinas são um exemplo da continuidade das atividades realizadas pelo Ecomuseu, mesmo durante a reforma do prédio. Hoje, as ações de Educação Ambiental e Cultura estão presentes em todo o território de abrangência da Itaipu”.
Além das oficinas, foi relançado um infográfico com informações sobre a história, acervo e ações atuais do Ecomuseu.
O espaço da recepção do Ecomuseu permanece aberto ao público de quarta a segunda-feira, das 8h30 às 17h, com três exposições temporárias e o projeto Ciência na Esfera. A entrada é gratuita.
Assine as notícias da Guatá e receba atualizações diárias.