A Editora da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (EDUTFPR) lança a obra Presença africana: heranças, memórias e apagamentos, disponível gratuitamente para leitura. Com organização de Andrea Kominek e Ana Crhistina Vanali, o livro reúne 11 autores para resgatar as raízes africanas na construção da sociedade brasileira, dar visibilidade às heranças negligenciadas e contribuir com o fortalecimento da luta antirracista.
O projeto nasceu a partir da sexta edição do evento “Presença Africana no Brasil”, realizado em 2016 na Instituição. A partir dele, os participantes foram convidados a contribuir com capítulos que abordassem, sob diferentes perspectivas, aspectos da memória afro-brasileira que foram historicamente silenciados. Os temas percorrem áreas como filosofia, arte, teatro e educação, com destaque para a história da implementação das cotas raciais na UTFPR e os impactos dessa política para os egressos da instituição.
“Conhecer nossas raízes, valorizar o nosso passado, é essencial para construirmos um futuro mais justo. As questões raciais e o racismo não são problemas apenas da população negra, são problemas estruturais da sociedade e, principalmente, uma responsabilidade de todos”, afirma Andrea Kominek. “A única forma de combater a ignorância é com conhecimento”, completa a organizadora do livro.
O livro foi publicado pela EDUTFPR, responsável pela formatação da obra. “Foi uma experiência de excelência e motivo de orgulho para a nossa universidade”, completa Andrea. A entrevista completa com a autora está disponível no Canal da Editora no Youtube.
O catálogo completo, incluindo o livro Presença Africana: heranças, memórias e apagamentos, está disponível para download gratuito na página da editora.
Criada em 2002 como Editora Cefet-PR, tornou-se oficialmente uma editora universitária em 2009 e passou a se chamar Editora UTFPR em 2017. A EDUTFPR tem como missão divulgar a produção científica, técnica, artística e literária da comunidade acadêmica e de autores nacionais e internacionais.
Assine as notícias da Guatá e receba atualizações diárias.