. A Fundação Editora Unesp lançou 19 livros digitais de variadas áreas do conhecimento, que podem ser baixados gratuitamente pelo público no formato ePub.
As obras são fruto da parceria entre a Pró-Reitoria de Pós-Graduação da Unesp (PROPG) e a Fundação Editora da Unesp (FEU) para disponibilizar à sociedade a ampla produção acadêmica de ponta da Universidade Estadual Paulista, por meio de dois programas: o PROPG-FEU e o PROPG-CAD.
No caso do PROPG-FEU, são publicadas obras de docentes da Unesp nas três grandes áreas do conhecimento: humanas, biológicas e exatas.
Já o PROPG-CAD é aberto a docentes, alunos e egressos dos Programas de Pós-Graduação da área de humanidades, que selecionam as obras a serem publicadas sob o selo Cultura Acadêmica, que também pertence à FEU.
Em 2022, são nove títulos do PROPG-FEU e dez do PROPG-CAD, que já estão disponíveis.
Para ver mais detalhes sobre os livros, que estão em formato ePub, e baixá-los gratuitamente, basta clicar nos títulos. Caso não tenha um leitor de ePub, clique aqui e faça o download do programa.
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Água e bacias hidrográficas: Planejamento, gestão e manejo para enfrentamento das crises hídricas
Autor: Edson Luís Piroli – O presente livro tem como objetivo contribuir para o embasamento teórico, metodológico e prático sobre planejamento do uso de recursos naturais em bacias hidrográficas, apontando opções de manejo e de gestão destes recursos neste recorte espacial. Outro objetivo é o de integrar informações relacionadas ao tema a partir das diferentes ciências envolvidas na questão, buscando elucidar aspectos conceituais e esclarecer as situações nas quais é mais recomendável utilizar as microbacias, as sub-bacias ou as bacias hidrográficas como o espaço geográfico para as atividades de planejamento e de gestão das águas e dos recursos hídricos.
Apiterapia: Medicamentos das abelhas e possíveis tratamentos
Autores: José Maurício Sforcin, Wilson Antonio Weis, Nicolas Ripari, Fernanda Lopes Conte, Mariana da Silva Honorio, Arthur Alves Sartori, Karina Basso Santiago. – Este livro foi concebido com a finalidade de apresentar a apiterapia, tratamento com as abelhas ou com seus produtos para prevenção ou tratamento de diversas enfermidades, visando associar o conhecimento tradicional aos dados obtidos cientificamente. A apiterapia tem sido empregada em vários países e o Brasil tem se destacado não só pela diversidade de matéria-prima para as abelhas, como também pelas pesquisas sobre produtos apícolas. Este livro apresenta também informações sobre os produtos apícolas, seu uso pelas abelhas e pelo homem, evidências científicas e aplicações na apiterapia.
As drogas, as pessoas e as cidades: Consumo do espaço e efeitos sociais em cidades latinas – Aproximações entre São Paulo, Bogotá e Medellín
Autor: Thiago Godoi Calil – A proposta deste livro é produzir uma contra narrativa sobre as relações entre as pessoas, as drogas e as cidades na região latina, e assim ocupar o espaço de embate frente às “monoculturas” do saber e das escalas pautadas por um modelo eurocêntrico íntimo das violências praticadas e reproduzidas historicamente no continente. O texto é um testemunho construído por um compilado de situações que foram experimentadas, sentidas e percebidas pelo autor, e assim interpretadas e conectadas ao texto como análise de pesquisa – um registro científico bastante pessoal.
Design coletivo: Grupos, movimentos e escolas do moderno ao contemporâneo
Autora: Mônica Moura – Este livro tem como proposta resgatar a memória e a historiografia do design para levar ao público em geral, mas especialmente aos estudantes, novos profissionais do design, docentes e pesquisadores as informações reunidas a respeito das ações coletivas, interdisciplinares e transdisciplinares que já existiam, muito antes de alguns desses termos se tornarem palavras de uso corrente..
Entidades assistenciais para crianças e adolescentes no município: Impasses institucionais e possibilidades
Autor: Sílvio José Benelli – Partindo da perspectiva da Análise Institucional, incluindo contribuições analíticas genealógicas, este livro analisa uma ampla literatura sobre a política pública de atenção aos direitos e de atendimento de crianças e adolescentes na atualidade brasileira. Por meio de análise crítica tanto da documentação (arquivos do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente) quanto da bibliografia, o autor busca aprofundar a compreensão sobre estrutura, modo de funcionamento, efetividade, principais problemas e desafios que enfrentam as entidades assistenciais que atendem crianças e adolescentes considerados em “situação de risco pessoal e social”.
Escrita infantil: Junção e tradição discursiva
Autora: Lúcia Regiane Lopes-Damasio – O objetivo deste livro é apresentar parte dos resultados de pesquisas desenvolvidas a partir do projeto Aspectos Sintomáticos da Junção na Delimitação de Tradições Discursivas, ao qual estiveram vinculados trabalhos, em diferentes níveis, da graduação à pós-graduação, realizados na Unesp desde 2014. Todos os trabalhos cumprem o mesmo objetivo: descrever e analisar o funcionamento de mecanismos de junção, em diferentes textos, na escrita infantil, mais especificamente no período de aquisição da escrita, correspondente aos anos iniciais do ensino formal, em que os sujeitos estão envolvidos com a alfabetização propriamente dita. Com esse objetivo, buscam-se indícios das relações entre mecanismos de junção e textos.
Guimarães Rosa: Dimensões da narrativa
Autoras: Maria Célia Leonel, Edna Maria F. dos Santos Nascimento – Neste livro, as autoras objetivam mostrar determinadas possibilidades de abordagem do universo rosiano. Dividido em duas partes, denominadas “Estudos comparativos” e “Aspectos da narrativa rosiana”, o livro reflete a perspectiva de leitura das autoras sobre a obra de Guimarães Rosa. Nos textos, estão as marcas do apoio de teóricos, como Roman Jakobson, Gérard Genette, Ernst Cassirer, Louis Hjelmslev, Algirdas Julien Greimas, entre outros, além de ensaios críticos sobre o escritor.
Introdução à filosofia de Bergson
Autor: Paulo César Rodrigues – Este livro apresenta introdutoriamente o pensamento do filósofo francês Henri Bergson, procurando comunicar a intuição central do pensador e expor de que modo tal intuição, ou ideia diretriz, retoma e renova os temas sobre os quais ele escolheu debruçar-se. Paulo César Rodrigues expõe com desenvoltura e clareza, meandros dessa crítica e a sua contrapartida, o esforço de diferenciação das noções de espaço e tempo, justaposição e interpenetração, quantidade e qualidade, simultaneidade e sucessão, homogêneo e heterogêneo, matéria e vida, fechamento e abertura, estabilidade e dinamismo – os célebres dualismos bergsonianos. A exposição estrutura-se, no entanto, considerando o teor teórico e metodológico das distinções, deixando a porta aberta para que não se perca o impulso originário numa unidade – o tempo, a duração, cujo sentido deve dar conta das metades separadas. Em suma, a apresentação do pensamento bergsoniano se faz aqui iluminando cuidadosamente as razões da diferenciação, de modo que elas já indicam a unidade viva que lhe dará sentido, que será o seu significado, por assim dizer, último.
O fascismo em dez lições
Autor: Sinésio Ferraz Bueno – Os textos que compõem a presente obra oferecem uma percepção aguda do dilema ético-político contemporâneo, especialmente no contexto nacional, ao colocar o fascismo em questão, e vão além, ao propor a radical questão: como reagir a ele, sem ao mesmo tempo, nos tornarmos fascistas? Esse é um dilema que ocupa lugar central no clima ético-político do início da segunda década do século XXI, no contexto da pandemia provocada pelo vírus COVID-19, caracterizado nos termos de um negacionismo científico sem precedente, ao menos desde o início da modernidade; e também pelo retorno dos fantasmas do autoritarismo e de suas variadas práticas, que lhe dão sustento: disseminação de fake News, produção de “mitos”, servidões voluntárias, necropolíticas (entre elas, negação da eficácia das políticas de vacinação), entre outras.
Clima escolar: Perspectivas e possibilidades de análise
Autores: João Marcos Vitorino dos Santos, Joyce Mary Adam – Este livro propõe a discussão sistemática sobre o clima escolar, levando em consideração as dimensões apresentadas como forma de levantar indicadores que favorecem os processos de convivência e trocas entre pares, assim como a identificação das questões relacionais que precisam ser melhoradas para que a comunidade escolar esteja mais integrada com o projeto de escola da instituição. Os autores justificam a necessidade de se articular nas escolas uma cultura de avaliação que extrapole a abstração de dados censitários sobre a aprendizagem, abrindo possibilidades para se pensar a importância do diagnóstico preciso da qualidade das relações entre os sujeitos escolares, como mecanismo de prevenção às situações de disruptividade. Assim, pensar na melhoria das condições que afetam a convivência, e que por vezes, passam despercebidos pelos sujeitos escolares, é fator relevante, e fomenta a possibilidade de as instituições escolares criarem possibilidades de ação frente aos desafios evidenciados por meio da análise de seu clima escolar.
Governança de territórios em desenvolvimentos desiguais: Uma análise crítica
Organizador: Elson Luciano Silva Pires – O presente livro trata de compreender o conceito de governança territorial e propor uma comparação do funcionamento de governança encontradas em São Paulo com as similares praticadas nos estados de Minas Gerais e Bahia, a partir de uma análise precisa, documentada, circunstanciada e atualizada da situação, para debater as estratégias adotadas e os desafios encontrados nesses estados, com foco na coordenação subnacional de processos desiguais de desenvolvimento local e regional, que se esperava fossem integrados e sustentáveis. Ao valorizar as entrevistas e ouvir os posicionamentos de técnicos de secretarias estaduais e municipais, mormente dos atores sociais e agentes econômicos sobre a efetiva participação dos agentes na governança, este livro pode contribuir para uma avaliação menos dicotômica entre forças e fraquezas, avanços e retrocessos, na medida em que permite enfatizar a complexidade em torno de projetos distintos de desenvolvimento que se entrecruzam nas diferentes modalidades de governança estudadas.
Labirintos de Borges e Saramago: Espaço, palavra e identidade
Autora: Cleomar Pinheiro Sotta – Este estudo crítico defende que é possível aproximar a produção narrativa de Jorge Luis Borges e José Saramago tendo como guia a imagem do labirinto, selecionando três grandes perspectivas em que ela se desdobra. A primeira delas é a espacial. Ambos os escritores tendem a descrever os ambientes por onde circulam os personagens, traçando uma analogia com as definições e características labirínticas acumuladas ao longo do tempo. Em segundo lugar está a evocação do labirinto na própria escrita, na forma de organizar os textos, na pontuação e, principalmente, no tom ensaístico-filosófico e nas notas digressivas intercaladas ao enredo. Por último, a busca pela identidade também se associa a vias labirínticas, na medida em que se compõe como um trajeto cheio de incertezas, objetivando chegar ao centro, isto é, ao encontro de um eu consigo mesmo e com um outro.
Memória muscular: Um estudo interdisciplinar sobre a performance no violoncelo
Autor: Joel Silva de Souza – Após séculos de desenvolvimento dos aspectos particulares da técnica do violoncelo, entramos numa era de natureza interdisciplinar, ou seja, caracterizada pela busca de respostas em outras áreas do conhecimento. Nas últimas décadas, a Neurociência, Cognição, Psicologia Cognitiva e Educação Física avançaram muito nas pesquisas sobre a aprendizagem motora, incluindo memórias motora de precisão, principalmente nos estudos realizados com músicos. Essas pesquisas podem auxiliar sobremaneira na eficácia do aprendizado e da prática; o resultado poderá gerar uma proposta técnica e pedagógica inovadora de um sistema de aprendizado sensório-motor mais eficiente, baseado em informações científicas. Dessa forma, pretende-se que este trabalho sirva de referência para músicos e educadores, não só de violoncelo, mas também de outros instrumentos, a fim de que se evitem práticas de repetições prejudiciais e que a aprendizagem e a performance sejam otimizadas.
Microquímica do poder: Uma análise genealógica dos psicofármacos contemporâneos
Autor: Silvio de Azevedo Soares – Esta obra apresenta uma pesquisa qualitativa em fontes bibliográficas e fílmica para traçar as singularidades políticas e subjetivas dos psicofármacos. O autor apresenta um jogo de contrastes, uma comparação entre as relações de poder-saber-sujeição que atravessam a psiquiatria em dois intervalos históricos distintos: a constituição e a consolidação da psiquiatria na França do século XIX e a medicalização das práticas e saberes psiquiátricos e, em especial, o uso asilar de substâncias químicas com algum efeito psicoativo (denominadas de de “protopsicofármacos”) na atualidade, sobretudo o Prozac, o antidepressivo mais receitado no planeta.
Participação e responsabilidade no jornalismo público
Autores: Daniele Ferreira Seridório, Danilo Rothberg – Este livro delineia o cenário de atuação de emissoras de televisão e examina o desenvolvimento da radiodifusão no Brasil e Reino Unido, construindo um quadro elucidativo sobre os relacionamentos estabelecidos entre emissoras de televisão e seus públicos, que exibe similaridades e contrastes entre práticas nacionais. Os resultados de tal esforço empírico indicam que o sistema britânico altamente regulado favorece o desempenho da porosidade, alavancada por processos, produtos e iniciativas organizacionais inovadores. Em contraste, no sistema brasileiro de radiodifusão desregulada, revelou-se fundamental o papel de instâncias de autorregulação: quando a regulação é insuficiente para fornecer as bases da responsabilização da mídia, há organizações que são compelidas, por vários motivos, a criar mecanismos autorregulatórios para remediar a escassez de dispositivos legais.
Percursos de um arte-educador: A arte de se constituir educador nas práticas de ensino de teatro com crianças
Autores: Francisco Souza da Silva, Theda Cabrera – Neste livro, o autor apresenta um estudo etnográfico sobre práticas de ensino das artes cênicas e as transformações na organização e na orientação dos encontros de ensino, a partir da perspectiva de processo de ensino de Paulo Freire. O autor procura refletir sobre práticas de ensino de teatro para crianças, considerando os contextos e os conflitos que permeiam o caminhar da docência.
Perigos e cuidados em um laboratório didático de física: Manual
Autor: Elso Drigo Filho Manual – Este livro apresenta elementos para orientar uma aula experimental de Física, a fim de promover a discussão sobre os riscos e cuidados a serem tomados dentro de um laboratório didático e indicar ações necessárias em caso de acidente nesse espaço. A presente obra pretende abordar tópicos importantes de segurança em laboratórios didáticos de física, apontar aos participantes de aulas experimentais posturas preventivas e sugerir procedimentos em caso de acidentes..
Selecionar, controlar e distribuir:O Instituto Nacional de Imigração e Colonização e a política brasileira migratória (1952-1955)
Autora: Amanda Pereira dos Santos – O tema migratório ganhou destaque nas políticas públicas brasileiras durante o primeiro governo de Getúlio Vargas (1930-1945). Não obstante, em seu segundo governo (1951-1954), Vargas ainda se mostrava preocupado com a política imigratória que deveria ser implementada no Brasil. Com o objetivo de controlar e dirigir o movimento imigratório após a Segunda Guerra, o presidente propôs a criação do Instituto Nacional de Imigração e Colonização (INIC). Assim, o presente trabalho se propõe a analisar a configuração da política imigratória brasileira a partir da fundação desse Instituto, bem como as atividades e os debates ocorridos no primeiro ano de seu funcionamento.
Uma aula como ocupação: Da infância da arte à arte da infância
Autora: Nathália Pallos Imbrizi – Neste livro, a autora pensa a sala de aula como uma ocupação que transborda a aula para a esfera pública. Para isso, a autora narra a experiência de convidar artistas contemporâneos a ocuparem o espaço da escola pública de base com suas “obras de arte” e seus desdobramentos. A partir dessas experiências, justifica a ideia de “uma aula como ocupação” e reúne as falas das crianças escutadas ao longo desse processo. Nesse sentido, propõe que o ensino de arte na escola se reinvente permanentemente e se afaste do perigo da instrumentalização da arte e da infância.
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