Antes, conheça a lenda do “Karaí Octubre”, aqui: https://guatafoz.com.br/karai-octubre/
INGREDIENTES: (A receita serve, em média, 6 pessoas)
* Milho Branco (ou canjica): 1/4 kg. * Charque: 1/4 kg. (pode ser substituído por carne assada, salgada e seca) * Carne de porco: 1/4 kg (pode ser trocada por linguiça) * Carne bovina (ponta de peito, agulha, costela): 1/2 kg . Mocotó (1 kg) * Mandioca: 1/4 kg. * Batata doce (pode ser substituída por abóbora): 3 unidades ou, no caso da abóbora, 1/4 de abóbora. * Feijão preto: 1/4 kg * Feijão de corda: 1/4 kg * Cebola: 1 * Alho: 5 dentes * Gordura (banha de porco, de preferência. Mas pode ser substituída por óleo: 1/2 xícara * Sal a gosto * Cominho a gosto * Pimenta do reino a gosto * Cúrcuma a gosto * Coentro a gosto * Tempero verde a gosto
. MODO DE PREPARO:
. Deixar os feijões e o milho (ou canjica) de molho durante a noite. Cozinhá-los separadamente, sem sal, para evitar que endureçam.
. Deixar o charque / carne seca de molho para dessalgar durante a noite.
. Depois de lavado com água e limão, ferver o mocotó por pelo menos duas horas. Trocar a água e ferver por mais meia hora com sal e pimenta.
. Numa panela grande, fritar a cebola e o alho na gordura. Adicionar a mandioca e a batata-doce e os pedaços desfiados da carne seca (ou carne). Quando o milho e o feijão estiverem macios, adicionar à panela dos ingredientes fritos. Deixar cozinhar por 20 minutos.
. Adicionar o mocotó cozido anteriormente. E todas as outras peças de carne descritas na receita.
. Deixar ferver por mais 40 minutos. . Servir bem quente (com abanadores, se o clima estiver muito quente). . Acompanha uma boa salada verde, tomates. . Um bom trago de aguardente é opcional, mas cai bem. No lugar também se pode tomar uma boa limonada de limão rosa (abundante na região).
Observação: O jopará, assim como outras tradições da fronteira trinacional não é uma fórmula pronta e engessada.
Como seu próprio nome revela, é “uma mistura” e todos itens desta receita são só referências do que se pode utilizar como ingrediente, assim como o modo de preparar pode variar num bom banquete solidário. Adaptações são bem-vindas. Inclusões, bem aceitas. Bom congraçamento!
Conheça a lenda do “Karaí Octubre”, aqui: https://guatafoz.com.br/karai-octubre/
Assine as notícias da Guatá e receba atualizações diárias.