.
Em comemoração aos 28 anos do Parque das Aves, o atrativo convida a comunidade de Foz do Iguaçu para celebrar juntos a data festiva. – Foto: Parque das Aves
“É bom poder convidar nossos vizinhos para visitarem a nossa casa, conhecerem ou reverem nosso trabalho, depois desse longo período. Foram anos difíceis para todos, o turismo ainda está se recuperando, mas pouco a pouco vamos todos, juntos, voltando a sair um pouco mais com a família, aproveitar tudo que nossa cidade tem a oferecer. E esperamos receber muitas visitas nesses três dias, todos os moradores estão convidados”, comenta Anna Croukamp, fundadora do Parque das Aves.
Na sexta, 7 de outubro, o Parque das Aves comemora 28 anos de existência. Referência internacional e sucesso de visitação, o Parque nasceu em 1994 a partir do sonho da alemã Anna-Sophie Helene e do sul-africano Dennis Croukamp em criar um parque de aves.
Nessas quase três décadas de história, mais de 10 milhões de pessoas puderam conhecer o atrativo. Foram diversas mudanças e transformações ao longo dos anos, tendo sempre como foco o bem-estar das aves que habitam o Parque, ao mesmo tempo em que é oferecido ao visitante a melhor experiência possível de contato e aprendizado com a natureza.
“Nosso sentimento é de honra, pois o Parque das Aves está localizado em meio à Mata Atlântica, mas também nos sentimos responsáveis por garantir que nossos filhos tenham a possibilidade de ter um futuro bom. Assim, continuamos com nosso trabalho para conservar a floresta e as aves que nela vivem, e os moradores de Foz do Iguaçu são nossos parceiros nessa causa. Por isso temos muito a agradecer”, comenta Paloma Bosso, diretora técnica do Parque das Aves.
O trabalho do Parque das Aves sempre focou no resgate e na conservação de espécies ameaçadas de extinção. Entre as espécies que o Parque já trabalhou, estão a jacutinga (Aburria jacutinga), o papagaio-de-cara-roxa (Amazona brasiliensis), o papagaio-de-peito-roxo (Amazona Vinacea), o mutum-de-alagoas (Pauxi mitu), o cardeal-amarelo (Gubernatrix cristata), entre outros.
Em 2017, quando a diretora geral do Parque, Carmel Croukamp, descobriu o desaparecimento da pombinha pararu-espelho (Claravis geoffroyi), o Parque passou a focar seus esforços na conservação de espécies da Mata Atlântica.
Desde sua criação, o Parque das Aves não para de crescer. Com a dedicação de colaboradores, comunidade e visitantes, ele se tornou o atrativo mais visitado de Foz do Iguaçu depois das Cataratas do Iguaçu, além de ser o maior parque de aves da América Latina e o único zoológico no mundo focado na conservação de aves da Mata Atlântica.
Local: Parque das Aves O que: entrada gratuita para moradores de Foz do Iguaçu, mediante apresentação de comprovante de endereço em próprio nome, que pode ser uma conta de luz, água, internet ou telefone, ou o título de eleitor, acompanhado do RG. Menores de 18 anos podem apresentar comprovante em nome dos pais ou responsáveis + RG (maiores de 18 anos devem apresentar comprovante de residência em seu próprio nome, pois não será aceito comprovante de residência em nome dos pais). Quando: 6, 7 e 8 de outubro de 2022, quinta-feira a sábado
Assine as notícias da Guatá e receba atualizações diárias.