Estoques diminuem e demanda aumenta em feriados – Foto: Gilson Abreu / AEN
Em feriados, as 22 unidades do Centro de Hematologia e Hemoterapia do Paraná (Hemepar) enfrentam uma situação crítica: os estoques diminuem e a demanda aumenta, especialmente em função da alta no número de traumas. Para garantir que essa distribuição se mantenha equilibrada, a Secretaria de Estado da Saúde (Sesa) reforça a necessidade de doações de sangue.
O Hemepar ressalta que, devido à validade das bolsas de sangue, e também visando um atendimento mais rápido, é importante que os doadores agendem com antecedência.
“No processo de doação de sangue são captados em média 450 ml a 470 ml e cada bolsa pode ser fracionada em até quatro hemocomponentes que são as hemácias, plaquetas, plasma e crioprecipitado, que é um plasma fresco congelado. Sendo assim, cada bolsa pode ajudar a salvar até quatro vidas”, disse a diretora do Hemepar, Vívian Patrícia Raksa.
Para doar é preciso ter entre 16 a 69 anos completos, pesar no mínimo 51 quilos, ter boa saúde, estar bem alimentado, hidratado e apresentar um documento de identidade com foto. Os homens podem doar sangue a cada dois meses, quatro vezes ao ano. Já as mulheres, a cada três meses, numa máxima de três doações ao ano.
Confira a programação das unidades do Hemepar para coleta no feriado:
Assine as notícias da Guatá e receba atualizações diárias.