Depois de emocionar plateias pelo Brasil e no exterior, o espetáculo infanto-juvenil O Pequeno Herói Preto (Editora Malê) chega às prateleiras na sua versão literária, lançado no início de julho.
A obra teve pré-lançamento na Bienal do Livro e foi criada por Junior Dantas, ator, roteirista e contador de histórias premiado, e pela diretora, coreógrafa e intérprete Cristina Moura, com ilustrações de Rodrigo Andrade. Ela conta a história do protagonista Super Nagô, um menino preto de 10 anos, youtuber e herdeiro dos poderes dos seus ancestrais, que conhece figuras importantes da história negra como Tereza de Benguela, Elza Soares e Ruth de Souza.
Para adquirir pela internet, clique, aqui.
Os autores Junior Dantas e Cristina Moura – Foto: Rodrigo Menezes
O livro mantém a proposta original de letramento racial da peça e aposta no humor, nas cores e na oralidade para engajar os pequenos leitores, inclusive os que ainda estão na fase da escuta compartilhada. Com ilustrações vibrantes e narrativa envolvente, a publicação busca ocupar um espaço ainda escasso na literatura infantil brasileira: o protagonismo negro positivo, sem estereótipos nem dor como único caminho de representação.
Para Dantas, a ideia de transformar o espetáculo teatral em livro surgiu logo nas primeiras apresentações da peça. “O público já demonstrava o desejo em levar a história para casa e isso reforçou a nossa vontade de que a mensagem fosse transmitida para além dos palcos. Queremos que ela chegue às escolas, bibliotecas e famílias, porque o trabalho não termina quando a cortina se fecha. ‘O Pequeno Herói Preto’, carrega ancestralidade, inspiração e representatividade, e transformar isso em livro é uma forma de manter a mensagem viva, acessível e tocando pessoas de todas as idades”, comenta.
Pequeno Herói Preto promete encantar leitores, principalmente os pequenos
Inspirado em histórias de infâncias negras e na força das raízes brasileiras, o livro traz uma nova perspectiva para o universo dos super-heróis. “É a história de um menino que descobre seus poderes a partir da família e da ancestralidade. Super Nagô é um super-herói brasileiro, cheio de alegria e vontade de transformar o mundo. É uma leitura divertida, com ilustrações lindas e uma mensagem poderosa: todos nós podemos ser heróis e heroínas da nossa própria vida”, explica.
Informações de Notícia Preta
Assine as notícias da Guatá e receba atualizações diárias.