Apresentações em praças e centros comunitários – foto: Pref. Medianeira/Arquivo
De H2Foz – Por Paulo Bogler Não importa a idade, o que vale é sorrir e entregar-se à magia da arte. Essa é a proposta do palhaço iguaçuense Divino Strupício, que inicia nesta semana uma série de cinco shows gratuitos do espetáculo “Divinanando divinarte”, em comunidades de Foz do Iguaçu.
O circuito cruza a cidade num desenho de cinco vértices.A primeira apresentação será nesta sexta-feira, 11, às 17h, na Praça 7 de Setembro, no Morumbi. O horário escolhido é o de saída das aulas na rede municipal. A agenda prossegue em praças públicas e centros comunitários, sempre em regiões populares da cidade.
Divino Strupício é o personagem de Robson Aguiar Junior, artista que retornou a Foz do Iguaçu em 2011, depois de uma imersão cultural até a Bolívia, duas vezes. Nas viagens, estava acompanhado da também artista Angel Mariel Guimaraens e da filhinha, que tinha 3 anos.
A peça de circo que irá itinerar pela cidade foi pensada para o ambiente público. O objetivo é justamente fazer arte juntamente com o povo, democratizando o acesso da população ao encantamento das artes circenses.
“A ideia é resgatar no público a lembrança das épocas de infância, utilizando o riso como uma ferramenta de cura para todos os anseios humanos”, expõe o artista. “Venha desfrutar dessas apresentações para toda família”, convida Robson Junior.
A apresentação lúdica alia palhaçadas e habilidades acrobáticas, recomendadas para pessoas de todas as idades, dos pequenos a crianças grandes. Para completar o encantamento do circo, o público terá pipoca gratuita.
Divino Strupício, artista de circo em Foz do Iguaçu – foto: Divulgação/Divino Strupício
O artista Robson Aguiar Junior também atua como professor de artes circenses. Sua pedagogia se assenta na proposta do “pedagogo-clown-palhaço”. Assim, as apresentações são de muita delicadeza, já que nessa concepção o palhaço está aprendendo sempre, em interação com o público.
O trabalho é baseado no movimento e na metodologia do circo social, difundidos no Brasil e em vários países. No contato com as comunidades, fomenta-se a expressão de caráter popular e novas plateias.
sexta-feira, 11 de agosto: Praça 7 de Setembro, no Morumbi. sábado, 12 de agosto: Biblioteca CNI, no bairro Cidade Nova. domingo, 13 de agosto: Pracinha da Vila, no bairro Cidade Nova. sexta-feira, 18 de agosto: Praça Lago da Conquista, na região do Jardim São Paulo. sábado, 19 de agosto: Associação de Moradores da Vila C Nova (junto à festa junina de Maracatu Kaburé).
As apresentações gratuitas de circo são custeadas com recursos do Fundo Municipal de Cultura, mecanismo de apoio instituído por lei. A produção foi aprovada em edital de seleção pública.
Assine as notícias da Guatá e receba atualizações diárias.