Nesta quarta-feira, a partir das 21 horas (horário do Paraguai) a casa de cultura Estácion del Arte, na cidade de Presidente Franco, PY, estará em festa novamente. Dentro do programa Ciclo de Concertos, a casa apresenta o instrumentista Elvir Barreto, que brindará o público com um repertório de músicas latino-americanas. Os espetáculos do Ciclo são realizados de forma híbrida. A apresentação presencial – que segue um rigoroso protocolo de segurança sanitária – acontece na sede da Estación, agora em novo endereço, à rua Ypané 186 e reservas podem ser feitas pelo telefone 595 0972-804976. Os ingressos custam 10 mil guaranies.
Para ampliar o alcance do trabalho do convidado da noite, ela será também será disponibilizada ao vivo, online, pela fanpage @estacióndelarte1 .
Elvir Barreto é natural da cidade de Yhú, departamento de Caaguazú, PY. Multi instrumentista, tem o acordeón como instrumento principal. Sua trajetória na música instrumental paraguaia é bastante significativa, explica Orlando Martinez, produtor dos Concertos.
“Noite de Acordeón” tem a produção da OM Estudio Portátil. A realização é da Estación del Arte, que conta com o apoio do Sistema Nacional de Cultura do Paraguai.
A audição de Elvir Barreto faz parte do Ciclo de Concertos Estación del Arte, programa que qualificou aquela casa de espetáculos como um dos 27 pontos de cultura instalados no Paraguai no ano de 2021. Desde o final de julho, seus organizadores promovem audições musicais. Elas acontecem a cada sábado e, quinzenalmente, às quartas. A agenda do programa é composta sobretudo levando em conta a diversidade. Uma viagem que parte do folclore e da produção contemporânea paraguaia e alcança o rap, enquanto viaja pela pela música popular sul-americana com direito a visitações ao choro, samba, tango e milonga. Assim, as atividades do Ponto de Cultura valorizam e colaboram com a integração da região trinacional através da linguagem universal da música.
Os concertos se estenderão até o final do ano. Com isso, abre-se uma perspectiva diferente para que, em especial os músicos paraguaios, sejam vistos numa vitrine que prima pela qualidade sem discriminação de gênero. A próxima apresentação será da dupla de rap “Las Hijas da la Alquimia”, formado por Ingrid Fernández e Stefánia Ramos.
Las Hijas de la Alquimia, rap paraguaio.
Confira as apresentações até dezembro:
30 de outubro – Las Hijas da La Alquimia (rap) 03 de novembro – Guitarras Sudamericanas 13 de novembro – Kuarahy Memby (canções) 17 de novembro – Vento em Popa (sambas) 27 de novembro – Noite de Tango 01 de dezembro – Juanjo Corbalán e Lara Barreto (harpa e saxofone) 11 de dezembro – Concerto de Encerramento (vários convidados)
Assine as notícias da Guatá e receba atualizações diárias.