.
Herencia Latina faz o primeiro show do Ciclo de Concertos na Estación del Arte, dia 3 de setembro – Fotos: divulgação
Estación del Arte, casa cultural localizada em Presidente Franco, na fronteira trinacional, anuncia un Ciclo de Concertos que começa em setembro e se estenderá até dezembro. Na programação, um vasto repertório musical que será interpretado por artistas paraguaios, argentinos e brasileiros.
O programa começa no sábado, 3 de setembro, com o concerto de “Herencia Latina”. Até dezembro, terão se apresentado três artistas do Brasil, dois da Argentina e quatro artistas do Paraguai, todos com ampla trajetória musical.
Orlando Martínez, administrador da Estación del Arte, comentou em entrevista para o jornal El Urbano, que o objetivo é ocupar aquele espaço cultural para desenvolver um ciclo que promova intercâmbios culturais.
Herencia Latina – No primeiro concerto do Ciclo, a atração musical estará por conta da orquestra de salsa “Herencia Latina’, de Foz do Iguaçu. Aliás, a salsa e Foz se fundem em um ponto de encontro para pessoas de diferentes regiões da América Latina nesse caso.
A cidade brasileira da fronteira, destino temporário ou permanente de tanta gente, virou berço de uma experiência coletiva que agora é música e das boas. Herencia Latina ( @herencia_latina_foz ) resulta do encontro de pessoas da Colômbia, Venezuela e Brasil. Angélica Reyes (voz), Alejandra Espitia (flauta), Alexandre Lopes (violão tenor), Luigi Oliveira (teclado), Gabriel Rezende (baixo), Lucas Casacio (bateria) e Darnel Egea (percussão) e o ritmo dançante da salsa são contagiantes. Se ainda não conhece, a estreia na Estación é uma boa hora para experimentar de seu suingue.
Projeto híbrido – Cada evento terá duas sessões. Na primeira parte, uma conversa introdutória a aspectos da música latino-americanas: “A dança na Salsa, por Jerónimo Díaz”; “O requinto no Paraguai, por Panchi Duarte”; “O bandoneon na música da região, por Los Núñez”; “Propostas estéticas contemporâneas para o folclore paraguaio, por Martín Ortega”; “Cantautoras, por Thaís Montenegro”; “Conjunto de violões, por Mbaraka Trío”; “Processos criativos, por Ellen Mirú”; “A harpa paraguaia contemporânea, por Sixto Corbalán”. Na sequência, os artistas apresentarão seu show musical.
Todos os eventos serão realizados presencialmente na Estación del Arte, localizada na rua Ypané, 186, na cidade de Presidente Franco, lado paraguaio da Fronteira trinacional. As rodas de conversa serão às 20 horas e os shows começarão às 21 horas. Híbrido, o programa prevê também a transmissão ao vivo e direto de cada atividade, pela página de Facebook de Estación del Arte e de seu canal no YouTube.
A Estación del Arte é um espaço cultural que dá visibilidade à arte da região trinacional. Em 2021 foi selecionada como Ponto de Cultura pela Secretaria Nacional de Cultura do Paraguai. Este ano continua trabalhando para difundir a música ao vivo, a diversidade cultural e valorizar os artistas da região com seus diferentes perfis. O projeto recebe o apoio de Ibermúsicas.
Assine as notícias da Guatá e receba atualizações diárias.