O filme dirigido por Diego Müller retrata a invisibilidade de músicos negros que introduziram o bandoneon no interior do Rio Grande do Sul. Neste sábado (20), às 22h, tem estreia no SescTV o documentáriio “Bandoneando, a busca pelos bandoneonistas negros da Campanha Gaúcha”, com direção de Diego Müller. O filme apresenta uma aventura improvável. Buscar […]
Neste sábado (20), às 22h, tem estreia no SescTV o documentáriio “Bandoneando, a busca pelos bandoneonistas negros da Campanha Gaúcha”, com direção de Diego Müller. O filme apresenta uma aventura improvável. Buscar no interior gaúcho personagens que a história oficial acabou inviabilizando: bandoneonistas negros, responsáveis pela introdução do instrumento no estado e pela conservação de sua tradição.
Caindo na estrada, o diretor e sua equipe visitam vilarejos e conversam com amigos, vizinhos e parentes de gente como o misterioso “Belo Bicho”. Müller apresenta a história e a memória de músicos negros da Campanha Gaúcha que foram exímios bandoneonistas, referências para muitos músicos contemporâneos que tocam o mesmo instrumento.
O documentário Bandoneando – A busca pelos bandoneonistas negros da Campanha Gaúcha”, faz um importante resgate da história destes músicos até então ignorados dentro da introdução e desenvolvimento do bandoneón no Brasil.
O documentário dirigido por Diego Müller foi produzido em 2021 e tem 105 minutos de duração. Protagonistas: Seu Manoelzinho (Manoel Gaudêncio), Xirú (Francisco Teixeira), Maria Francisca Flores, Adão Costa, Dionísio Costa, Oldemar Collares, Binoquinha,Pierre Leão,Seu Nenê, Pedro Faria, Zabalia, Manoel Faria, Altamiro Paz, Chico do Bandoneon (Joaquim Francisco Domingues), Acylino Santiago da Silva,Magro do Bandoneon(Protásio da Costa Rodrigues), Gaspar Rodrigues, Ovidio Terra, Tio Nido(Leonido Ribeiro), Homero Ávila,Belo Bicho/Beiço(Florisbelo Brasil de Freitas); Ênio Medeiros; Doly Costa, Epitácio, Tené, Atanael, Pilar Menezes, | Produção: Fernanda Etzberger | Produção Executiva: Diego Müller e Pablo Müller
Assista ao trailer do documentário:
“Bandoneando”, vai ao ar pela SescTV, sábado, 20, às 22 horas. Assista em Sesctv.org.br .
Acesse também o instagram do projeto: https://www.instagram.com/bandoneando/
Guatá significa caminhar na língua guarani. E nos nomeamos assim porque é este o verbo mais apropriado para distinguir o esforço humano na procura de conhecer a força das próprias pernas conjugada ao equilíbrio de tatear o tempo e o espaço.
Assine as notícias da Guatá e receba atualizações diárias.