.
. A bicicleta, relevante veículo de mobilidade urbana, é a grande estrela de um festival internacional de cinema que começa hoje (19) e vai até 31 de julho. Além das atividades presenciais que ocorrem no Centro Cultural Banco do Brasil (CCBB), em Brasília, o evento conta com uma programação online e gratuita.
O Cine Bike – Festival Internacional de Cinema e Mobilidade Urbana pretende promover, junto ao público, reflexões visando mudanças de hábito a partir da conscientização sobre questões envolvendo meio ambiente e sustentabilidade, “com muita informação e divertimento”. O protagonismo desse meio de transporte vai para além da tela, abrangendo, também, atividades como passeios, palestras, oficinas, atividades educativas, debates e alimentação. De acordo com o CCBB, eventos similares são organizados anualmente em cidades como Nova York, Tóquio, Xangai e Montevideo.
. Entre os filmes da mostra presencial, há produções da França, Holanda, Portugal, Grã-Bretanha, Suécia, Itália e Alemanha, além do Brasil. São títulos como Carrossel da Esperança, de 1949, uma comédia escrita e protagonizada por Jacques Tati; o premiado holandês Porque Pedalamos; a animação As Bicicletas de Belleville; o clássico italiano Ladrões de Bicicleta; a produção inédita portuguesa A alma de um ciclista, de Nuno Ramos; e o sueco Bikes vs Carros, de Fredrik Gertten.
Destaque também para a comédia francesa Pânico na cidade, de Yann Le Quellec; o curioso Velotopia, do francês Erik Fretel; o histórico Meu segredo Italiano, de Oren Jacoby; a produção alemã O quadro Invisível, de Cynthia Beatt; e Rainha Bicicleta, de Laurent Védrine.
Entre os representantes do cinema brasileiro estão A volta em Minas e a produção brasiliense No rastro das cargueiras.
Todas as atividades presenciais têm entrada franca. A programação completa, inclusive com as sinopses dos filmes a serem exibidos, pode ser acessada no site do festival.
A mostra online ocorre entre os dias 29 e 31 de julho. Cinco filmes estão programados. Dois longas e três curtas-metragens. Cada filme ficará disponível para visualização por 24 horas. Gratuitamente, você pode acessá-los, aqui. Então, agende-se:
O Porta-Voz (The Spokesman) Doc | Austrália | 2013 | 13min | 12 anos – Direção: Dean Saffron
Eu simplesmente – diz o diretor – tive que fazer este vídeo depois de conhecer “James”, um homem enigmático que se encarregou de coletar uma bicicleta de cada época para as gerações futuras desfrutarem, uma espécie de cápsula do tempo se você preferir! James mora em uma velha casa de madeira que pode ser descrita como um museu vivo para bicicletas. .
Explorando as Ruas de Estocolmo (Exploring the Streets of Stockholm) Doc | Suécia | 2014 | 13 min | Livre Direção: Clarence Eckerson Jr.
O filme mostra Estocolmo como uma cidade para pessoas e as ações voltadas para o transporte ativo: caminhadas e bicicletas. Também aborda a política para zerar os acidentes com mortes, a chamada “vision zero”. .
. Todos os Corpos nas Bikes (All Bodies on Bikes) Doc| USA | 2020 | 13’21’ | Livre – Direção: Zeppelin Zeerip – Produção: Shimano
O filme segue as jovens Kornhauser e Blonsky em uma viagem de bicicleta de dois dias pela Corvallis até Coast Trail, uma rota de 65 milhas pela exuberante e pitoresca Oregon Coast Range, nos EUA. Ao longo do caminho, elas têm discussões acaloradas, muitas vezes pungentes, sobre a obsessão da sociedade com o peso, e como foi para elas crescer gordas e com problemas de alimentação desordenada.
Assine as notícias da Guatá e receba atualizações diárias.