Cartaz que compõem a exposição virtual “Luta em Movimento”
. Nesta Semana Nacional da Luta Antimanicomial, visite a exposição virtual “Luta em Movimento”. A exposição está na rede de computadores desde 2021, lançada pela Comunidade de Práticas de Saúde Mental e Atenção Psicossocial, do projeto IdeiaSUS. O seu objetivo é reforçar a importância do Movimento da Luta Antimanicomial.
A exposição traz uma série de cartazes, folders e outros materiais iconográficos que “tiveram um papel estratégico, na perspectiva de provocar a sociedade, de convocá-la a refletir sobre as instituições psiquiátricas, o estigma e a discriminação e, assim, transformar a sua relação com a loucura”, afirmam as organizações responsáveis pela exposição.
É um questionamento importante iniciado pelo movimento da luta antimanicomial de ampliar o conceito de manicômio para além do hospício, inclusive relacionando-o a várias formas de exclusão que estão presentes nas relações com a diversidade cultural, de etnia, gênero, sexualidade e outras tantas práticas.
A luta antimanicomial teve início mais precisamente na década de 1970, no combate contra as violações de direitos humanos dentro dos ambientes de internação, como tortura e privação de liberdade.
Só então no dia 6 de abril de 2001, o Brasil passou a ser o primeiro país da América Latina a estabelecer uma Política Nacional de Saúde Mental (PNSM), por meio da Lei 10.216, e passou a assegurar, deste modo, a proteção e os direitos das pessoas portadoras de transtornos mentais. A legislação foi um dos fatores que deram início à reforma psiquiátrica no país.
O projeto IdeiaSUS é uma iniciativa entre Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), o Conselho Nacional de Secretários de Saúde (Conass) e o Conselho Nacional de Secretarias Municipais de Saúde (Conasems), no âmbito da Rede de Apoio à Gestão Estratégica do Sistema Único de Saúde.
.
Assine as notícias da Guatá e receba atualizações diárias.