Com o objetivo de estimular as crianças a perceber e reconhecer os sons nos diferentes ambientes em que vivem e compreender melhor o conceito de paisagens sonoras, o Canal do Youtube “Viagem pelo mundo da Música” convida para uma viagem pelas paisagens de vários artistas que universalizaram a pintura. Nomes como os de Matisse, Portinari e Van Gogh estão na coleção. Aqui, destacamos o vídeo dedicado á pintora brasileira Tarsila Amaral. O audiovisual se baseia nos possíveis sons que teriam, a partir de Tarsila, a cidade, o campo, a fazenda, o brejo, o cais, a noite.
Educadores musicais aprenderam sobre o conceito de “paisagem sonora” com os trabalhos do professor canadense Murray Schaffer. Em sua pesquisa, ele se dedicou a perceber sons de diferentes ambientes e usar estratégias para sensibilizar os ouvidos dos alunos, como caminhar em uma floresta com os olhos vendados.
Diferentes nacionalidades e culturas apresentam diferentes paisagens sonoras. As paisagens sonoras em nossas vidas nos dão uma sensação de pertencimento e nos tornamos parte do meio ambiente. Músicos contemporâneos como Hermeto Pascoal e John Cage se inspiram nessas diferentes paisagens e criam em suas obras sons que não são produzidos só por instrumentos convencionais.
Tarsila do Amaral nasceu em Capivari, interior de São Paulo, em 1º de setembro de 1886. É filha de família abastada, passou a infância e a adolescência em sua cidade natal com os pais e sete irmãos, sendo de família do avô. Herdado da fazenda, José Estanislau do Amaral, conhecido como o “Milionário”, mora em São Paulo, onde estudou no Colégio de Freiras e no Colégio Sion. Posteriormente, ele se mudou para Barcelona, Espanha, para completar seus estudos. Tarsila tinha apenas 16 anos e pintou seu primeiro quadro. De volta ao Brasil, casou-se com André Teixeira Pinto e teve com ele uma filha Dulce. Em 1920, divorciou-se e foi para Paris, França, onde estudou arte na escola de pintura e escultura da Academia Julian.De volta à China, conhece o escritor modernista Oswald de Andrade (Oswald de Andrade), e o relacionamento com ele se inicia de 1926 a 1930. Em 1965, ela foi submetida a uma cirurgia na coluna, mas devido a erros médicos, ela ficou paralisada. No ano seguinte, sua filha Dulce morreu. Tarsila tinha 86 anos e faleceu em São Paulo em 17 de janeiro de 1973.
Fonte: ClikMuseus
Assine as notícias da Guatá e receba atualizações diárias.