.
Registros em Serranópolis são do Projeto Onças do Iguaçu – Foto: Reprodução
As imagens fazem parte do trabalho de conservação da espécie do Projeto Onças do Iguaçu. Segundo os pesquisadores, ainda não foi possível identificar o sexo dos filhotes de Janaína.
“As onças foram registradas na Trilha da Onça, em Serranópolis do Iguaçu, trilha monitorada pelo projeto”, expõe a equipe do Onças do Iguaçu. Na ocasião, teve a ajuda de Mauri e Kátia Zardim, que participam do programa de Ciência Cidadã, mantido pelo projeto.
“Depois disso, foram feitos alguns registros da Janaína com apenas um dos filhotes, e não tínhamos certeza se o outro tinha sobrevivido”, detalha o informe. “No início de abril tivemos uma surpresa maravilhosa: um registro da Janaína com os dois filhotes”, comemora o Projeto Onças do Iguaçu.
Segundo os técnicos, filhotes de onça-pintada ficam com a mãe até terem perto de 2 anos de idade, depois dispersam em busca do próprio território. Os registros da família desses felinos no Parque Nacional do Iguaçu são “sinal de esperança para a conservação da espécie na região”, destaca o Projeto Onças do Iguaçu.
O nome Janaína tem entre as possibilidades aceitas de seu significado uma aproximação de “protetora do lar”, na língua tupi.
Os pesquisadores enfatizam que a Trilha da Onça, em Serranópolis, fica no meio da mata, ou seja, o habitat de muitos animais. “Respeitando os limites e tomando cuidado, a experiência na trilha pode ser muito linda e segura, tanto para pessoas quanto para animais”, sublinham.
O projeto enfatiza que a equipe já visitou as propriedades na região para avaliar se existe alguma vulnerabilidade e instalar equipamentos que previnam a predação de animais domésticos por onças. Em caso de dúvidas, a orientação é entrar em contato com os profissionais do Onças do Iguaçu.
As onças tendem a se afastar de pessoas, especialmente quando escutam barulhos na mata. Assim, o Projeto Onças do Iguaçu apresenta as seguintes recomendações para se fazer trilha em segurança:
O Onças do Iguaçu é um projeto institucional do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), desenvolvido em parceria pelo Parque Nacional do Iguaçu e o Instituto Pró-Carnívoros. O objetivo é a conservação da onça-pintada como uma espécie-chave para a manutenção da biodiversidade na unidade de conservação. No lado argentino do parque, a ação é do projeto Yaguareté.
Assine as notícias da Guatá e receba atualizações diárias.