Lola mora na Espanha e tem um filho autista, Tristan, que só consegue manifestar emoções quando assiste a um documentário onde um guarda-parque argentino, Roberto Bubas, consegue um contato direto com Orcas. Por este motivo ela decide levar seu filho até a reserva onde o pesquisador trabalha, situada na Península de Valdes, na Patagônia argentina, para tentar alguma melhora para a criança mediante o contato com aqueles animais.
“Farol das Orcas” é uma produção conjunta entre Espanha e Argentina, baseada na obra de Gerardo Olivares, o livro “El Faro de las Orcas”. Ele conta a história verídica de um homem que se apaixonou pelas orcas e vice versa. Roberto trabalha na região há 25 anos e sofre severas críticas, já tendo sido até mesmo castigado por se aproximar demais de animais tão perigosos como aqueles. Clique, aqui e leia de uma entrevista (em português) do verdadeiro Roberto Bubas ao jornal Clarin, em 2017.
O filme possui uma fotografia ímpar e é belíssimo de assistir. A história é comovente, as paisagens hipnotizantes e o amor que Roberto começa a cultivar pelo menino de uma profundidade sem igual..
Nota da redação: Orcas não são baleias, são animais da família dos golfinhos. Clique e saiba mais.
Orca barriga-branca (Foto: ultramarine)
Assine as notícias da Guatá e receba atualizações diárias.