Abertura do evento literário será em 6 de novembro, conforme a prefeitura, no auditório da Fundação Cultural. De H2Foz / Por Paulo Bogler O poeta paranaense Paulo Leminski e o cartunista Ziraldo serão os homenageados na 19.ª edição da Feira Internacional do Livro de Foz do Iguaçu (FILF), acaba de anunciar a prefeitura. O evento […]
De H2Foz / Por Paulo Bogler O poeta paranaense Paulo Leminski e o cartunista Ziraldo serão os homenageados na 19.ª edição da Feira Internacional do Livro de Foz do Iguaçu (FILF), acaba de anunciar a prefeitura. O evento será de 6 a 10 de novembro, na Praça Getúlio Vargas, no centro.
Nessa quinta-feira, 24, o H2FOZ havia adiantado as primeiras informações sobre o evento literário (leia aqui). A feira é organizada pela Fundação Cultural e as secretarias municipais de Educação e de Turismo e Projetos Estratégicos.
Conforme a autarquia de cultura, o local da feira está sendo chamado informalmente de Praça das Artes. A área abrangerá uma estação cultural de artes visuais, na antiga Câmara, e outra de artesanato, na estrutura que era usada para informações turísticas.
“Temos dois escritores homenageados, pois queremos abranger o público infantil, por isso a escolha do Ziraldo, e também ter um autor paranaense, que é o Leminski”, explica o presidente da Fundação Cultural, Juca Rodrigues. “Optamos por homenagear ambos”, diz.
Paulo Leminski (1944-1989) teria completado 80 anos em 2024. Ziraldo faleceu em 2024, sendo o autor de “O Menino Maluquinho”. A abertura da Feira do Livro está programada para 6 de novembro, à noite, na Fundação Cultural, com a presença de Áurea Leminski, filha do escritor do Paraná.
A programação inclui ainda escritores convidados como José Luís Peixoto (Portugal), Cida Pedrosa, Luciany Aparecida, Rodrigo Lacerda e João Anzanello Carrascoza. A programação deve sofrer alterações ainda nesta semana, com a confirmação de outros participantes, reporta a prefeitura.
Escritores de Foz do Iguaçu também podem podem participar com lançamento de obras, debates e apresentações; prazo termina nesta sexta-feira, 1.º de novembro. Para se inscrever, as pessoas interessadas devem usar o formulário online: https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLSexvV3v3FEXvNT-j7cxPlIQx5ikt3hnkPEu8C5vjnDkFtvyEQ/viewform
Guatá significa caminhar na língua guarani. E nos nomeamos assim porque é este o verbo mais apropriado para distinguir o esforço humano na procura de conhecer a força das próprias pernas conjugada ao equilíbrio de tatear o tempo e o espaço.
Assine as notícias da Guatá e receba atualizações diárias.