O grupo tem mais de 25 anos de estrada e referência internacional na percussão corporal – Foto: Marcello Vitorino
Você vai ter vontade de sair batucando tudo o que encontrar pela frente depois de assistir às lives incríveis do Festival Barbatuques de Música Corporal, que reúne convidades de vários países.
Conhecido internacionalmente por seu trabalho de música e percussão corporal, o grupo Barbatuques perdeu em fevereiro seu fundador Fernando Barba, que lutava contra o câncer – e o festival tem a missão de homenageá-lo!
A ideia da mostra é trazer expressões artísticas diversas e reflexões sobre o futuro da música corporal, que é tão antiga quanto inovadora, além de promover um encontro entre os artistas brasileiros e estrangeiros.
Três grandes destaques do evento são o americano Keith Terry, criador e organizador do Body Music Festival, o maior festival de música corporal do mundo; o músico, compositor, arte-pedagogo brasileiro Stênio Mendes; e a Orquestra do Corpo, criada por Barba.
Outros grupos convidados são Tupac/Tekeyé (Colômbia), Kumbá (Chile), Bande (Uruguai), Côco Raízes de Arcoverde (Pernambuco), Os Favoritos da Catira (São Paulo), Eduardo Díaz Merino Choko (Peru), Batukatu (RS), Batucadeiros (Brasília), Evie Ladin (EUA).
Fernando Barba, fundador do Barbatuques, faleceu em fevereiro de 2021 – Foto:Mike Melnyk
Criado em 1995, o Barbatuques surgiu a partir de pesquisas e criações de Fernando Barba, além do contato dele com Stênio Mendes.
O grupo desenvolveu vária técnicas incríveis que misturam percussão corporal, percussão vocal, sapateado e improvisação musical.
A banda já apresentou sua maneira inovadora de tirar sons do corpo humano em shows e festivais em vários países pelo mundo e fez parcerias com grandes artistas internacionais. E, em toda a sua trajetória, lançou vários CDs, como “Só + 1 Pouquinho” (2018), “AYÚ” (2016), “Tum Pá (2012), “Corpo do Som” (2002) e “O seguinte é esse” (2005).
Quarta-feira, 21 de abril A partir das 18h30 Stênio Mendes + Orquestra do Corpo + Música do Círculo (Pedro Consorte e Ronaldo) + Carlos Bauzys.
Quinta-feira 22 de abril 18h30 – apresentação e conversa com Côco Raízes de Arcoverde (Pernambuco) 19h45 – apresentação e conversa com Os Favoritos da Catira (São Paulo) 21h – apresentação e conversa com Eduardo Díaz Merino Choko (Peru)
Sexta-feira, 23 de abril 18h30 – apresentação e conversa com Batukatu (RS) 19h45 – apresentação e conversa com Batucadeiros (Brasília) 21h – apresentação e conversa com Keith Terry e Evie Ladin (Cross Pulse/EUA)
Sábado, 24 de abril 18h30 – apresentação e conversa com Tupac/Tekeyé (Colômbia) 19h45 – apresentação e conversa com Kumbá (Chile) 21h – apresentação e conversa com Bande (Uruguai)
Da página CatracaLivre
Assine as notícias da Guatá e receba atualizações diárias.