No sábado, 30 de abril, às 15 horas, vai rolar o “Festival da Colheita”, espaço de cultura e artes na região Norte de Foz do Iguaçu. Será uma tarde inteira de música ao vivo, totalmente gratuita, com apresentações de diversos estilos de autores e intérpretes que vivem na cidade. O evento acontecerá na horta comunitária Arapy, um espaço que trabalha com técnicas agroflorestais e agroecológicas, visando a construção de um espaço de soberania alimentar e encontro da comunidade.
O Festival da Colheita – idealizado por estudantes da Unila – “é uma iniciativa cultural pensada dentro de uma lógica interdisciplinar e da interrelação entre arte e território”, explica a estudante Lina Sofia Emma, uma das propositoras da festa.
Formada em Ciência Política e Sociologia, a colombiana Lina é mestranda interdisciplinar em Estudos Latino-americanos, com especialização em ensino de História e América Latina. Os outros dois integrantes do núcleo central do projeto do Festival da Colheita são o chileno Agustin Galaz, estudante de Filosofia – Licenciatura, e o brasileiro Victor Bertholdo, formado em História da América Latina.
O cartaz do evento foi criado por Kevin Carrera e Dayana Ochoa, estudantes da Colômbia que também frequentam a Unila. Kevin estuda Letras, Artes e Mediação Cultural, enquanto Dayana cursa Ciência Política e Sociologia.
Programação – O compromisso é de que a arte seja uma referência de diversidade, resistência e transformação. “Queremos aproximar a cultura, em particular a música ao vivo, à população da região Norte da cidade. As bandas que se apresentarão serão de estilos variados, trazendo uma importante diversidade artística para o evento”, dizem os organizadores.
Nessa perspectiva, já estão confirmadas no Festival atrações como o Kaburé Maracatú, Provincianos, Noctum47, Alex Larsen, Maria Mariana, Mano Magrinho MC e RafaGonzalez e Onda guazú. Os três organizadores, no entanto, avisam que a lista está aberta e todas as pessoas interessadas no festival serão bem-vindas para uma ‘jam session” no encerramento.
Além de música, o Festival contará com a exposição de cerâmica, macramé e artesanatos de adorno. Para além do nutrir espiritual, está garantido também o funcionamento de barracas que comercializarão alimentos e bebidas.
Acesse a rede social do Festival da Colheita, pelo facebook. / Ou pelo instagram.
.
Amplificando saberes e quereres da comunidade (Foto: acervo particular)
Plantando sementes – Outro objetivo importante da iniciativa, segundo Lina, é comemorar a chegada do outono numa área de horta comunitária, com direta relação com os ciclos da natureza. Neste sentido, a experiência servirá para que os integrantes da Horta Arapy possam abrir à participação do público a experiência de plantar de forma comunitária, buscando harmonia com a natureza. A ideia dos organizadores é convidar o público aos saberes oriundos da vivência de se cultivar da terra e tratar de estratégias para a segurança alimentar do povo.
A horta é manejada por estudantes da Universidade Federal da Integração Latinoamericana (UNILA) em conjunto com habitantes do bairro Jardim Nova Andradina. O objetivo é estimular uma relação de respeito entre os seres humanos e a natureza. “Principalmente desenvolvendo o interesse da comunidade pelas plantas nativas da região e pelas plantas alimentícias ou medicinais não convencionais (PANCs), demonstrando que a produção de alimentos saudáveis e orgânicos pode se dar sem o uso de agrotóxicos ou sementes transgênicas através dos Sistemas agroflorestais e das relações alelopáticas entre as diversas espécies”, diz texto de divulgação do projeto Arapy.
Espaço de colheita – Por último, a realização do Festival também tem o intuito de se desdobrar em um espaço que fomente a economia local e popular através da realização de uma feira no espaço do festival. Assim, o cenário da festa também será ocupado por pela exposição de produtos artesanais, artísticos e de alimentação popular. Os organizadores do evento explicam que para exporem, as pessoas interessadas devem entrar em contato por email festivaldacolheita.foz@gmail.com , ou pelo WhatsApp. +55 45 98526887 .
O “Festival da Colheita” é um projeto desenvolvido com recursos do Fundo Municipal de Incentivo Cultural, aprovado no edital público 01/2021 do Sistema Municipal de Cultura, gerenciado pelo Conselho Municipal de Políticas Culturais e a Fundação Cultural de Foz do Iguaçu.
“Deixamos o convite para que as pessoas venham ao Festival, conheçam as bandas, a horta e o rolê cultural que está crescendo na cidade e que precisa de nós para continuar”, finalizam Lina, Victor e Augustin.
Assine as notícias da Guatá e receba atualizações diárias.