Ao todo, 69 títulos de 23 países foram selecionados, com destaques para “A Última Floresta”, trabalho de Luiz Bolognesi exibido no Festival de Berlim sobre uma tribo que tenta manter seus costumes, “Alvorada”, em que Anna Muylaert e Lô Politi fazem mais um registro do Impeachment da ex-presidente Dilma Rousseff, e os americanos “MLK/FBI”, filme de Sam Pollard sobre a embaraçosa investigação do FBI sobre Martin Luther King Jr, e “Sob Total Controle”, do vencedor do Oscar Alex Gibney, que aborda a desastrosa ação do governo Trump contra a pandemia de coronavírus, responsável por deixar os EUA na liderança de mortes e contágios mundiais.
Entre os europeus, o destaque é “Glória à Rainha”, de Tatia Skhirtladze, uma produção da Áustria, Geórgia e Sérvia, que conta a história de quatro mulheres enxadristas que fizeram sucesso num mundo predominantemente masculino, além do filme de abertura, “Fuga” (Flee), do dinamarquês Jonas Poher Rasmussen, um documentário com formato de animação, premiado em janeiro passado no Festival de Sundance.
Entre os eventos paralelos à competição, haverá ainda uma mostra em celebração ao centenário do diretor francês Chris Marker e homenagens ao cineasta Ruy Guerra e ao cantor Caetano Veloso com programações especiais.
O festival É Tudo Verdade 2021 acontece até 18 de abril e exibirá sua cerimônia de premiação às 17h do último dia, no canal da organização no Youtube (CLIQUE, AQUI).
Acesse aqui a programação geral do festival.
O YouTube será um dos endereços para acompanhar a programação do evento, mas os filmes também serão distribuídos nas plataformas digitais Looke, Itaú Cultural, Sesc em Casa e Spcine Play, além de ganhar transmissão na TV pelo Canal Brasil.
Além das competições brasileiras e internacionais, o evento também contará com um mostra especial sobre a vida e a obra do cantor Caetano Veloso; e uma homenagem ao diretor Ruy Guerra, que completará 90 anos em agosto.
Dentro da programação extensa, cinco longas são considerados imperdíveis. Entre eles, o aclamado ‘Fuga’, vencedor do prêmio de Melhor Documentário no Festival de Sundance em 2021; e ‘Alvorada’, que acompanha o cotidiano da ex-presidente Dilma Rousseff.
‘Alvorada’ (Brasil) Na intimidade do Palácio da Alvorada, o cotidiano da presidente Dilma Rousseff, primeira e única mulher a governar o Brasil, durante o desenrolar dramático do impeachment que a tirou do poder. Rodado entre julho e setembro de 2016, o filme testemunha a tensão e a perplexidade que escalavam no círculo da presidente, em reuniões, telefonemas intermináveis e sussurros ouvidos no palácio. Ao mesmo tempo, revela uma personalidade surpreendente nas conversas informais em que Dilma fala de política, história, literatura – e de si própria. Dirigido por Anna Muylaert e Lô Politi. Quando? 13/04, às 21h, e 14/04, às 15h. No Looke (é preciso se cadastrar na plataforma).
‘Fuga’ (Dinamarca, França, Suécia, Noruega) Amin Nawabi, um intelectual de 36 anos, luta com um segredo doloroso que manteve escondido por vinte anos e que ameaça desestabilizar a vida que construiu para si e para o futuro marido. Recontada pelo diretor Jonas Poher Rasmussen, seu amigo próximo, a história extraordinária da viagem feita por Amin na infância, como refugiado afegão, vem à luz pela primeira vez. Animação vencedora do prêmio de Melhor Documentário no Festival de Sundance em 2021. Quando? 08/04, às 21h. No Looke.
‘A última floresta’ (Brasil) Em uma tribo Yanomami isolada na Amazônia, o xamã Davi Kopenawa Yanomami tenta manter vivos os espíritos da floresta e as tradições, enquanto a chegada de garimpeiros traz morte e doenças para a comunidade. Os jovens ficam encantados com os bens trazidos pelos brancos; e Ehuana, que vê seu marido desaparecer, tenta entender o que aconteceu em seus sonhos. Dirigido por Luiz Bolognesi. Quando? 18/04, às 19h. No Looke.
‘Sob Total Controle’ (EUA) Um exame aprofundado da forma como o governo Trump respondeu ao surto da Covid-19 nos primeiros meses da pandemia – também os últimos antes da eleição presidencial no país, em outubro de 2020. Uma investigação quente de uma história que ainda está sendo escrita: no arco de tempo coberto pelo filme, 7 milhões de americanos haviam contraído o vírus. Desde então, o número de infecções no país subiu para 30 milhões. Dirigido por Alex Gibney, Ophelia Harutyunyan e Suzanne Hillinger. Quando? 10/04, às 19h. No Looke.
‘MLK/FBI’ (EUA) Este documentário semifinalista do Oscar 2021 é o primeiro filme a revelar a extensão da vigilância e da intimidação do FBI ao reverendo Martin Luther King. Com base em arquivos descobertos e/ou tornados públicos recentemente, o documentário explora a história de perseguição a ativistas negros pelo governo norte-americano e o contraste entre J. Edgar Hoover e King, duas figuras icônicas e poderosas que, apesar de suas diferenças, viam-se ambas como guardiões do sonho americano. Dirigido por Sam Pollard. Quando? 15/04, às 19h. No Looke.
Para mais informações e o restante da programação, veja o site oficial do festival (http://etudoverdade.com.br/).
De Pipoca Moderna
Animação ‘Fuga’ venceu o prêmio de melhor documentário no Festival de Sundance em 2021 Foto: Divulgação/É Tudo Verdade
Filme do diretor Luiz Bolognesi acompanha o conflito de terras em uma comunidade indígena Foto: Pedro J Márquez ‘Sob Total Con
Assine as notícias da Guatá e receba atualizações diárias.