.
. Começa nesta sexta-feira (23) a 45° edição do maior e mais antigo festival de cinema do Maranhão, o Festival Guarnicê. Até o final de setembro, serão quase 300 exibições em mostras competitivas, paralelas e especiais, com a participação de realizadores de todo o país, além de produtores ibero-americanos e de países de língua portuguesa. Três categorias são exclusivas para produtores maranhenses: videoclipe, reportagem audiovisual e filme publicitário.
O filme de abertura será “Marte Um”, do diretor Gabriel Martins. A história vencedora do festival de Gramado e que pode concorrer ao Oscar do próximo ano fala sobre uma família negra de classe média baixa, onde o filho pequeno sonha em colonizar o planeta Marte.
No ano passado, o festival teve 35 mil visualizações online de 42 países e quase 2 mil espectadores presenciais. A cerimônia de premiação acontece no dia 30. A ideia este ano é atender aos dois públicos num formato híbrido. Toda a programação é de acesso gratuito. Tanto no modo presencial em São Luís, na capital maranhense, como virtualmente.
Para assistir online a programação do Festival, utilize a plataforma Guarnicê, ou o aplicativo “CineGuarnicê”.
No mesmo dia em que forem exibidos presencialmente, os filmes estarão disponíveis na plataforma, a partir das 17h30 até às 18h do dia seguinte, contabilizando um período de 24 horas e 30 minutos de exibição online.
Para as mostras competitivas que possuem júri popular, os filmes estarão com votação aberta na plataforma e no aplicativo Cine Guarnicê das 17h30 do dia em que foram exibidos presencialmente até às 12h do dia seguinte. A votação ocorre por meio do site guarnice.ufma.br e do aplicativo Cine Guanicê.
Todos os filmes das mostras paralelas entram na plataforma no sábado (24) às 00h01 e saem na quinta-feira (29) às 23h59.
Toda a programação do Festival Guarnicê de Cinema é gratuita.
Assine as notícias da Guatá e receba atualizações diárias.