Começou na segunda-feira (7), a oitava edição do Festival Literário de Iguape (FLI). Com o tema “Pausa para o agora” e curadoria da escritora Bianca Santana, do crítico literário Reynaldo Damazio e do produtor cultural Antonio de Lara Mendes, o evento anual da cidade do litoral paulista segue até o dia 20 de setembro com uma programação virtual que discutirá temas relacionados à literatura, territórios, identidades e culturas regionais e trará mesas com autores, pensadores e líderes de comunidades indígenas e quilombolas.
O evento gratuito é transmitido via Instagram, Facebook e YouTube.
No dia 13, por exemplo, acontece a mesa Literatura, curadoria e liberdade, que pretende destacar a importância da literatura e da curadoria feitas de forma coletiva. No dia 14, às 20h, Mel Duarte, escritora, slammer e produtora cultural, apresenta o Flisarau, live que contará com a participação de poetas e artistas do Vale do Ribeira. E no dia 18, às 19h, Bianca Santana media uma conversa com idealizadores e coordenadores de seis eventos literários brasileiros: Gisele Corrêa Ferreira (Flipoços), Julio Ludemir (Flup), Afonso Borges (Fliaraxá), Diane Pardial (Felizs), Priscila Prado (Fil) e Angela Fraga (Flipelô).
Além de uma apresentação de Gilberto Gil que encerrará o festival, nomes como Amara Moira, Ailton Krenak, Emicida, Preta Rara, Jerá Guarani, Siba, Tiganá Santana, Marcelo D’Salete e Raull Santiago também estão entre os convidados da 8ª edição do FLI.
Assine as notícias da Guatá e receba atualizações diárias.