De 8 a 12 de setembro, ocorre a 4ª Semana de Exibição do Curso de Cinema e Audiovisual (Secca) da UNILA. A programação reúne atividades de ensino, pesquisa e extensão que marcam o início do segundo semestre de 2025.
Ao todo, serão 19 atividades, incluindo exibição de filmes, masterclass, oficinas com convidados(as) de diversos países e exposições fotográficas organizadas a partir do tema “Filmar para no olvidar”.
Entre os destaques, a abertura contará com o premiado filme argentino de Misiones, “Por tu bien” (2024), dirigido por Axel Monsu, que será exibido na segunda-feira (8), às 19h, na sala de Projeção do Centro de Visitantes da Itaipu.
No dia 09, o convidado da Semana é o Coletivo Desvio Padrão, que chega para provocar reflexões e trocar experiências sobre acessibilidade no cinema e sobre como tornar essa experiência realmente acessível para todos.
O Desvio Padrão é um coletivo plural, formado por pessoas cegas, enxergantes, caminhantes, surdas, cadeirantes, ouvintes, corpos e identidades diversos que transcendem através da arte. A organização do evento convida para uma conversa que expande os horizontes. A atividade, híbrida, está marcada para começar às 14 horas. Para participar online, a pessoa interessada deve acessar: https://meet.google.com/yvm-gwim-aqo
Outra atividade de destaque será a masterclass com Cielo Salviolo, produtora argentina e diretora responsável pelo lançamento do Canal Pakapaka — primeiro canal público educativo de produção original da América Latina. Ela abordará os desafios da programação infantil no continente. A atividade está marcada para quarta-feira (10), das 14h às 17h, no Jardim Universitário (sala C-207).
Em parceria com o Festival de Arte e Cultura da UNILA (FECULT), a Secca também exibirá o filme “Notas Sobre um Desterro” (2025), de Gustavo Castro, na noite de abertura do Festival, quarta-feira (10), às 19h, no Auditório do Jardim Universitário. O longa traz a história das violências sofridas pelo povo da Palestina, remontando aspectos do passado e do presente. A exibição contará com a presença do diretor e do montador Ticiano Monteiro, que também já atuou como docente da UNILA.
A programação inclui também parceria com o projeto de criação audiovisual NegroAmor, que organiza conversas com produtoras de cinema independentes dirigidas por realizadores negras e negros, entre elas, 609 Filmes, Kukuya Films e Maloka Filmes.
O evento é gratuito e oferece certificado de participação, mediante assinatura de lista de presença no local.
Saiba mais sobre o evento no perfil da Secca no Instagram.
Assine as notícias da Guatá e receba atualizações diárias.