.
Foto: Via Agência Brasil /© Yara Narde
O longa brasileiro A Flor do Buriti, produzido pela brasileira Renée Nader Messora e pelo português João Salaviza, foi premiado na noite de sexta-feira (27) no Festival de Cannes 2023, na França. Ele venceu o Prix D’ensemble (prêmio de Melhor Equipe) na mostra “Um Certo Olhar” (Un Certain Regard). .
O Festival de Cinema de Cannes 2023 terminou oficialmente neste sábado (27), com o anúncio dos vencedores da premiação. “Anatomy of a Fall”, da francesa Justine Triet, venceu a Palma de Ouro, o prêmio mais cobiçado do festival. Justine é a terceira mulher a ganhar o principal prêmio do Festival. Enquanto isso, o Brasil também marcou presença em Cannes, com prêmios importantes nesta 76ª edição.
O Brasil esteve representado por quatro produções no Festival de Cannes 2023. Além da premiação de “A Flor do Buriti”, de João Salaviza e Renée Nader Messora, outro brasileiro foi consagrado. “Levante”, de Lillah Halla, foi premiado com o melhor filme de estreia nas mostras paralelas. O filme foi exibido na Semana da Crítica – festival paralelo selecionado pelo Sindicato Francês dos Críticos de Cinema.
Assine as notícias da Guatá e receba atualizações diárias.