.
Peter Lanzani e Ricardo Darín em cena de “Argentina, 1985” – Imagem: Cortesia/Prime Video
Por Guilherme Wojciechowski – H2FOZ
. Considerada uma “prévia” do Oscar, a cerimônia de entrega dos prêmios Globo de Ouro, na noite dessa terça-feira (10), nos Estados Unidos, teve uma produção argentina como vencedora na categoria Melhor Filme Estrangeiro. A estatueta foi para o longa “Argentina, 1985”, dirigido por Santiago Mitre e protagonizado por Ricardo Darín.
. Leia também: Filme paraguaio “La Lista” chega aos cinemas na quinta-feira (12)
. O filme, que pode ser visto, no Brasil, no serviço de streaming Prime Video, da Amazon, é baseado em fatos e narra a história dos promotores que levaram a julgamento autoridades militares responsáveis por crimes como sequestros, torturas e assassinatos, cometidos durante a ditadura que durou de 1976 a 1983.
. Antes do reconhecimento no Globo de Ouro, “Argentina, 1985” já tinha se sagrado vencedor nos festivais internacionais de Veneza (Itália), San Sebastián (Espanha) e La Roche-sur-Yon (França), além de ter recebido prêmios concedidos por entidades do cinema em países da Europa e da América. . Ao subir ao palco do Globo de Ouro, o diretor Santiago Mitre dedicou o prêmio “a todos os que lutaram pela democracia na Argentina”. Já o ator Ricardo Darín agradeceu aos jurados e disse que “para o povo da Argentina, depois da conquista da Copa do Mundo, essa é uma grande alegria”. . “Argentina, 1985” é um dos 15 filmes pré-selecionados para a listagem da categoria Melhor Filme Internacional no Oscar 2023. A relação com os finalistas será anunciada no próximo dia 24. A cerimônia do Oscar, por sua vez, está marcada para 12 de março.
Assine as notícias da Guatá e receba atualizações diárias.