A Festa Literária Internacional de Paraty (Flip) anunciou, no dia 10 de fevereiro, a poeta Orides Fontela (1940-1998) como a autora homenageada da sua 24ª edição, programada para o período de 22 a 26 de julho. A autora tinha a natureza como grande inspiração, onde em seus poemas são muitos os pássaros, as flores e os […]
A Festa Literária Internacional de Paraty (Flip) anunciou, no dia 10 de fevereiro, a poeta Orides Fontela (1940-1998) como a autora homenageada da sua 24ª edição, programada para o período de 22 a 26 de julho. A autora tinha a natureza como grande inspiração, onde em seus poemas são muitos os pássaros, as flores e os rios.
A poeta foi descoberta por Davi Arrigucci Jr., professor de teoria literária da Universidade de São Paulo (USP), que leu seu poema Elegia no jornal O Município, publicação de sua cidade natal, no ano de 1965. Teve também, em sua carreira, entusiastas como o crítico literário Antonio Candido e pela filósofa Marilena Chaui.
É o segundo ano consecutivo em que a Flip homenageia autores que se destacam por sua produção poética. Na edição do ano passado, a homenagem foi ao poeta curitibano Paulo Leminski. Outros nomes da poesia que já foram homenageados no evento são Vinícius de Moraes, Oswald de Andrade, Carlos Drummond de Andrade, Ana Cristina César, Hilda Hilst e Elizabeth Bishop.
Guatá significa caminhar na língua guarani. E nos nomeamos assim porque é este o verbo mais apropriado para distinguir o esforço humano na procura de conhecer a força das próprias pernas conjugada ao equilíbrio de tatear o tempo e o espaço.
Assine as notícias da Guatá e receba atualizações diárias.