Fotos: Jeferson Alcantara / Itaipu Parquetec
O Itaipu Parquetec esteve presente na ExpoMulher 2025, como parte da programação da Exposição Tecnológica, Empresarial e do Agronegócio de Medianeira (EXPOMED), realizada de 8 a 12 de outubro, no Lar Centro de Eventos. A iniciativa busca, através de palestras e conversas, evidenciar o papel das mulheres nos negócios e promover conexões entre empreendedoras de diferentes segmentos. Na noite do dia 9, o talk show reuniu lideranças femininas para discutir a presença e a contribuição das mulheres na inovação e empreendedorismo.
Entre as convidadas esteve a diretora Administrativo-Financeira do Itaipu Parquetec, Clerione Herther, a primeira mulher a ocupar um cargo de diretoria na história da instituição. A presença da diretora no painel destacou a representatividade feminina e o protagonismo das mulheres que contribuem diariamente na transformação do ecossistema do Parque.
“Assumir a função de fazer parte da diretoria de um Parque Tecnológico é uma grande responsabilidade, mas também uma oportunidade. É um espaço de fala que precisa ser usado para abrir caminho para as próximas gerações”, afirmou a diretora Clerione. Ela também comentou sobre a participação de algumas das gestoras e assessoras do Itaipu Parquetec na ExpoMulher, reforçando o sentimento de união e representatividade. “Não se trata de uma conquista individual. Cada uma das mulheres que faz parte do Parque contribui para esse movimento de transformação”, acrescentou.
Clerione Herther (à esquerda), diretora Administrativo-Financeira do Itaipu Parquetec, em bate-papo com o público feminino no painel da ExpoMulher, como parte da programação da EXPOMED 2025.
A participação do Itaipu Parquetec na ExpoMulher ganhou destaque com a presença de gestoras e assessoras de diferentes áreas do Parque, como Educação, Comunicação Institucional, Arquitetura e Engenharia, Centro Avançado em Soluções para Barragens (CEASB), Escritório de Governança, Auditoria Interna, Assessoria Executiva, Contabilidade e Patrimônio, Gestão de Pessoas, Orçamento e Finanças, e Assistência Executiva de Projetos. A equipe de gestoras acompanhou a diretora para compartilhar esse momento de visibilidade e celebração da liderança das mulheres que atuam na transformação tecnológica e sustentável da região.
Para a gestora de Gestão de Pessoas do Itaipu Parquetec, Maryana Gavioli, a presença de gerentes e assessoras representando as mulheres do Parque na ExpoMulher reforça um movimento de reconhecimento e apoio mútuo entre as mulheres. “Estar ali, juntas, foi uma forma de mostrar que há espaço para todas nós e que o crescimento individual ganha ainda mais sentido quando acontece de forma coletiva”, disse Maryana.
A programação da ExpoMulher trouxe na sequência uma palestra da psicanalista Kaká Ribeiro sobre o Wollying, uma violência emocional e psicológica entre mulheres, caracterizada por padrões específicos relacionados às dinâmicas de gênero e às pressões sociais impostas às mulheres. “O wollying existe, machuca e destrói. É uma violência silenciosa que precisa ser reconhecida e combatida”, explicou Kaká.
A participação do Itaipu Parquetec na EXPOMED se estendeu ao longo de toda a feira, com um estande institucional que aproximou do público iniciativas e tecnologias sustentáveis, unindo ciência, inovação e impacto social. Entre os destaques estavam o robô Spot, da Boston Dynamics, a Expedição do Conhecimento e o Mercado Público Barrageiro, que celebra o primeiro ano de funcionamento em Foz do Iguaçu.
Assine as notícias da Guatá e receba atualizações diárias.