.
Brilho da Via Láctea sobre o salto da Garganta do Diabo, nas Cataratas do Iguaçu. Imagem: Pablo Cirielli.
Especializado em astrofotografia (a arte de captar imagens do céu noturno), o fotógrafo argentino Pablo Cirielli esteve na região fronteiriça, no início de abril, e fez registros impressionantes da Via Láctea e galáxias vizinhas. As imagens foram compartilhadas em seu perfil no Instagram e nas redes sociais da concessionária Iguazú Argentina.
As fotos foram captadas nas noites de 1º e 2 de abril, em locais como o mirante da Garganta do Diabo e os saltos Bossetti e Dos Hermanas, no lado argentino das Cataratas do Iguaçu. A ação contou com o apoio de funcionários da Iguazú Argentina e de guardas florestais, que acompanharam o profissional durante as duas jornadas.
Salto Dos Hermanas, no registro noturno de Pablo Cirielli..
A data foi definida com meses de antecedência, para que coincidisse com um dos melhores períodos para registrar o braço principal da Via Láctea e o brilho de galáxias vizinhas, como Andrômeda e as nuvens de Magalhães.
Salto Bossetti e o brilho da Via Láctea. Imagem: Pablo Cirielli.
Pablo Cirielli é astrofotógrafo desde 2010 e já fez registros em várias partes do mundo. O céu das Cataratas é considerado especial devido à baixa poluição visual e à possibilidade de enquadrar, em um mesmo clique, a grandiosidade do espetáculo das águas e o brilho intenso das estrelas visíveis no Hemisfério Sul.
O esplendor da Via Láctea sobre a Garganta do Diabo. Imagem: Pablo Cirielli.
Assine as notícias da Guatá e receba atualizações diárias.