O verdadeiro herói, por Haider Khan, ÍndiaPescador de Goa (Índia) na praia. A imagem foi uma das finalistas de fotografia ambiental – Haider Khan / EPOTY 2023 – Sunil reside na zona costeira de Goa. Ele pertence à comunidade pesqueira mais antiga da região, os Ramponkars. A comunidade trabalha ativamente para preservar a sua cultura e tradições para o futuro, removendo bolhas de óleo gordurosas e espessas que chegam às águas. Quase 447 milhões de toneladas de petróleo e seus subprodutos são transportados através do Mar da Arábia e do Golfo de Bengala todos os anos.
“Mantendo o 1,5º Vivo”, um dos objetivos da conferência do clima da ONU realizada em dezembro em Dubai , foi também uma das categorias do concurso de fotografia ambiental Environmental Photographer of the Year, que anunciou as fotos vencedoras de sua edição 2023. As imagens premiadas e finalistas são uma representação visual da necessidade de evitar que o aumento da temperatura global ultrapasse 1,5°C, com fotos que demonstram em cores vivas o impacto de secas, derramamentos de óleo e poluição sobre o meio ambiente, os animais e as pessoas.
Organizado pela Chartered Institution of Water and Environmental Management (CIWEM), o prêmio recebeu este ano quase 2,5 mil inscrições de 1,5 mil fotógrafos de 159 países.
Para ler a reportagem completa e ver mais fotografias classificadas, clique, aqui: https://mediatalks.uol.com.br/2024/01/29/imagens-premiadas-mostram-efeitos-da-crise-do-clima-sobre-pessoas-animais-e-natureza/
Assine as notícias da Guatá e receba atualizações diárias.